Na última terça-feira (15), a Prefeitura de Barueri iniciou a elaboração do plano de mobilidade urbana municipal, denominado de PlanMobs. Objetivo é definir as diretrizes para o desenvolvimento da rede viária da cidade. Um dia antes, foi realizada a apresentação da proposta de trabalho com os representantes das secretarias da administração municipal, principalmente da secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que orientará o projeto, e a Risco Arquitetura Urbana, contratada para elaborar o plano.
Segundo a administração municipal, a importância da participação de todas as secretarias municipais no processo é de extrema importância, principalmente porque a legislação federal invoca a integração dos meios e serviços de transporte urbano, considerando impacto ambiental, social e econômico no deslocamento das pessoas e cargas, além do incentivo para o desenvolvimento de energias renováveis.
Todas as informações dos grupos de trabalho foram recolhidas e serão consideradas para traçar a proposta, discuti-la em audiência pública com a sociedade civil e elaborar a minuta de lei a ser encaminhada posteriormente para aprovação por parte do Legislativo. De acordo com os envolvidos neste processo, o desafio é grande e o prazo é pouco: exatos 120 dias.
“Barueri integra a região metropolitana mais complexa do Brasil, a de São Paulo, e não pode ser considerada isoladamente”, destacou o arquiteto e urbanista André Costa, da Risco Arquitetura Urbana.