Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Azul Linhas Aéreas, sediada em Barueri, tem lucro de R$ 231,2 mi no 4º tri de 2022

Logo Giro
O preço médio do combustível foi de R$ 5,63 por litro no quarto tri de 2022 — alta de 42,5% frente o mesmo período do ano anterior (Divulgação/Reprodução Facebook Azul)

Segundo a companhia, o resultado ocorre mesmo com 115,8% de crescimento no preço do combustível, 27,7% de depreciação do real e mais de 20% de inflação no País nos últimos três anos

Sediada em Barueri, a Azul Linhas Aéreas registrou lucro líquido de R$ 231,2 milhões no 4º trimestre de 2022 (4T22), segundo reportagem da “CNN Brasil”. A companhia reverteu o cenário de perda registrado no mesmo período de 2021, quando o prejuízo alcançou R$ 954,7 milhões. As informações foram divulgadas em balanço enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na segunda-feira (6).

No critério ajustado, sem considerar as despesas e receitas não recorrentes, a empresa aérea registrou prejuízo líquido de R$ 610,5 milhões, ante perdas de R$ 436 milhões em mesmo período de 2021.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) alcançou R$ 1,097 bilhão no 4º trimestre, alta de 70,7% sobre o mesmo intervalo do ano anterior. Com isso, a companhia encerrou o período com margem Ebitda de 24,6%, queda de 2,9 pontos na comparação anual.

Segundo a Azul Linhas Aéreas, o resultado ocorre mesmo com 115,8% de crescimento no preço do combustível, 27,7% de depreciação do real e mais de 20% de inflação no País nos últimos três anos.

DEMANDA FORTE
No 4º trimestre, a receita operacional atingiu mais uma vez níveis recordes, com a demanda por viagens permanecendo forte. A receita total foi de R$ 4,5 bilhões no período, 36,9% acima do mesmo período de 2019, antes da pandemia, e 19,4% acima do mesmo período de 2021.

“Continuamos expandindo as nossas margens mesmo com o preço do combustível subindo 116% em relação ao 4T19 e 43% em relação ao 4T21. Isso demonstra claramente a força do nosso modelo de negócios e nossa capacidade de criar vantagens competitivas sustentáveis”, disse John Rodgerson, CEO da Azul, na mensagem da administração.

*Com informações de CNN Brasil.

Receba nossas notícias em seu e-mail