Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Às vésperas do Dia das Mães, Osasco Plaza Shopping será reaberto nesta sexta-feira (12)

Logo Giro
Às vésperas do Dia das Mães, Osasco Plaza Shopping será reaberto
O horário de funcionamento será mantido de segunda a sábado das 10h às 22h (Leandro Oliveira/Giro S/A)

Fechado desde 8 de março, após parte do teto desabar, em nota ao GIRO, empreendimento afirma: “todas as licenças necessárias referentes à reabertura foram obtidas junto aos órgãos competentes”

Às vésperas do Dia das Mães, celebrado no domingo, 14 de maio, será reaberto nesta sexta-feira (12), o Osasco Plaza Shopping. O centro de compras localizado na região central de Osasco, permanecia fechado desde o último dia 8 de março, data do desabamento de parte de seu teto. A informação foi confirmada pela reportagem do GIRO.

Segundo a assessora do empreendimento, Marina Goulart, o shopping conseguiu autorização para reabertura parcial. Nesta retomada de atividades, fica a critério dos comerciantes abrir ou não seus respectivos espaços. O horário de funcionamento será mantido de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h.

O local exato do acidente segue isolado até a conclusão dos reparos, ainda sem prazo definido. O ambiente continha um método construtivo diferente do restante do prédio e será reavaliado. A seguir, leia a nota na íntegra recebida pelo GIRO na noite desta quinta (11).

Leia Mais: PIB da região de Osasco apresenta crescimento econômico, aponta estudo da Fundação Seade

“O Osasco Plaza Shopping informa que recebeu autorização para reabertura parcial. Durante o período em que esteve fechado, todo o prédio passou por avaliação estrutural de engenharia. Após inspeções minuciosas que constataram a segurança da estrutura, todas as licenças necessárias referentes à reabertura foram obtidas junto aos órgãos competentes. O local do incidente, que utilizava um método construtivo diferente do restante do prédio, está isolado até a conclusão dos reparos, ainda sem prazo definido. A data para retomada das atividades de cada loja fica a critério dos comerciantes. O shopping reforça o seu compromisso com a segurança de lojistas e clientes. O horário de funcionamento segue normal, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h”.

Acidente ocorreu por rompimento de parafusos de vigas

Em um laudo divulgado no último dia 25 de abril, o Instituto de Criminalística de São Paulo sobre os motivos do desabamento de parte do teto do Osasco Plaza. O incidente foi causado “pelo rompimento de parafusos, por sobrecarga e oxidação da estrutura”.

No documento, foi constatado que antes da existência do estacionamento na laje, havia uma abertura – espécie de claraboia. Após passar por reforma, ela foi fechada com laje e capeamento asfáltico, constituindo a estrutura mista com vigas metálicas e lajes pré-moldadas.

Estas vigas metálicas possuíam chapas soldadas em suas extremidades, fixadas na estrutura já existente, com dois pares de parafusos em cada extremidade, totalizando oito parafusos. O técnico averiguou que o colapso de seis vigas no local do desabamento, aconteceu em virtude do rompimento dos parafusos.

Às vésperas do Dia das Mães, Osasco Plaza Shopping será reaberto nesta sexta-feira (12)
Osasco Plaza Shopping: imagem interna mostra os destroços de queda de parte da laje (Divulgação / Reprodução Redes Sociais)

Também foram encontrados pedaços de parafusos rompidos, com sinais de oxidação, e indícios de infiltração no concreto da laje.

Osasco Plaza Shopping em números

Para entender a dimensão do fechamento de um empreendimento do porte do Osasco Plaza, uma semana após o incidente, com exclusividade, a reportagem do GIRO abordou a questão. Com 250 lojas fora de operação de domingo a domingo, o shopping tem deixado de receber, em média, 80.000 visitantes/dia, afetando diretamente 1.500 empregos.

Inaugurado em abril de 1995, o Osasco Plaza possui dois pisos de lojas e dois pisos de estacionamento com 1.200 vagas. Entre as 250 lojas, há presença de marcas âncoras como Casas Bahia, Marisa, Lojas Americanas e Riachuelo. Com 130 funcionários do próprio shopping, as lojas presentes no estabelecimento geram a contratação de mais de 1.500 funcionários.

Segundo o portal de notícias “InfoMoney”, o complexo comercial faz parte do portfólio do FII BTG Pactual Shoppings (BPML11). O fundo é dono de cerca de 40% do espaço e conta com outros seis centros de compras localizados em quatro estados. Juntos, os espaços somam patrimônio líquido de R$ 534 milhões.

Receba nossas notícias em seu e-mail