Atual prefeito de Araçariguama aparece com ampla vantagem na disputa eleitoral; gestor também segue com alto índice de aprovação
No dia 6 de outubro, os eleitores de todo Brasil irão às urnas para eleger os próximos prefeitos e vereadores. Para ajudar neste processo, o Jornal Giro tem divulgado o resultado de pesquisas de intenção de votos das cidades que compõem a Região Metropolitana Oeste de São Paulo.
Nesta semana, o levantamento do Instituto MAS Pesquisa traz o atual cenário para a disputa eleitoral na Prefeitura de Araçariguama. Os números apontam que o atual prefeito Rodrigo Andrade (Republicanos), que disputa à reeleição, inicia a disputa eleitoral com vantagem, atingindo 65% das intenções de voto para prefeito da cidade. Em segundo lugar, surge o ex-prefeito de Araçariguama, por dois mandatos, Carlos Aymar (Solidariedade) candidato da oposição, com 19%.

Na terceira colocação está o vereador Alemão, com 4% da preferência do eleitorado. Ainda ao responder essa questão, 7% dos eleitores entrevistados pelo Instituto MAS afirmaram que não votam nos candidatos mencionados na pesquisa. Já outros 5% afirmaram que não sabem em quem vão votar nas eleições municipais para prefeito.
Para o cientista político e diretor do Instituto MAS Pesquisa, Marcos Agostinho, os números trazem o recorte do momento. “Os números nos apontam uma probabilidade muito acentuada para vitória do prefeito Rodrigo Andrade. Além disso, outro ponto é a rejeição, ou seja, a população já sabe em quem não quer votar”, explicou.
Ex-prefeito Carlos Aymar lidera ranking no quesito rejeição
Os eleitores entrevistados também foram questionados sobre qual pré-candidato eles não votariam de jeito nenhum. Neste quesito, o ex-prefeito de Araçariguama, Carlos Aymar (Solidariedade), lidera o ranking de rejeição com 38%. Na sequência, em segundo lugar, surge o vereador Alemão com 26% do índice. Já na terceira posição, está o atual prefeito Rodrigo Andrade com 10%.

Ainda ao responder essa pergunta, 7% dos eleitores entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos que vão disputar a eleição de outubro deste ano. Já outros 18% afirmaram que não sabem, enquanto 1% dos eleitores ouvidos pelo Instituto MAS apontaram que rejeitam todos os nomes que concorrem ao cargo de prefeito de Araçariguama.
Rodrigo Andrade tem 75% de aprovação
Eleito para o primeiro mandato no processo eleitoral de 2020, o prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade (Republicanos) tem alcançado bons índices de avaliação dos moradores da cidade. Isso é o que demonstra o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro.


Segundo o levantamento, o trabalho do gestor municipal Rodrigo Andrade tem aprovação de 75% dos moradores. Ainda neste quesito, 18% reprovam as ações do prefeito e outros 7% não souberam responder ao questionamento. Já quando a pergunta é referente ao trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Araçariguama, 50% dos eleitores ouvidos classificaram o trabalho como ótimo ou bom.
Já outros 37% consideram o trabalho da administração municipal como regular. Ainda ao responder a questão, 4% consideram as ações ruins e 7% péssimas.
Araçariguama: 62% garantem voto em Rodrigo Andrade e 22% votam Carlos Aymar
Pesquisa realizada pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro traz um panorama dos eleitores que garantem ter escolhido o voto. Conforme os dados, 62% dos entrevistados responderam que com certeza votarão em Rodrigo Andrade (Republicanos) para continuar como prefeito de Araçariguama. Já outros 19% dos eleitores ouvidos pelo instituto afirmam que talvez votem em Rodrigo Andrade, enquanto 17% garantem que não votariam de jeito nenhum.


A mesma questão foi realizada envolvendo o nome do ex-prefeito Carlos Aymar (Solidariedade) e 22% dos entrevistados garantiram que votariam com certeza nele para prefeito de Araçariguama. Outros 20% apontaram que talvez votem em Carlos Aymar para gestor municipal. Já outros 54% alegam que não votarão nele de jeito nenhum.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa realizada na cidade de Araçariguama pelo Instituto MAS e divulgada pelo Jornal Giro ouviu 400 eleitores com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 28 e 29 de junho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o nº SP02219/2024. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança estimado de 95%. O levantamento quantitativo foi realizado por meio de entrevistas pessoais, com utilização de um questionário bem estruturado e realizado por uma equipe que foi totalmente preparada e qualificada.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.