Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Osasco, Itapevi, Cajamar e Barueri terão desfiles em comemoração ao 7 de setembro

Logo Giro
Em Itapevi, a celebração começará às 9h, no Corredor oeste Metropolitano, no Centro (Divulgação/Secom Itapevi)

Eventos celebrarão os 200 anos da independência do Brasil. Em Barueri, haverá também uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Na próxima quarta-feira (7), será comemorado os 200 anos da Independência do Brasil. Adiados por dois anos consecutivos em decorrência da pandemia da covid-19, os tradicionais eventos estarão de volta nas cidades de Osasco, Itapevi, Cajamar e Barueri, com desfiles cívicos e militar.

Em Osasco, o evento será organizado pela Secretaria Municipal de Educação e terá como tema o “Bicentenário da Independência do Brasil – Osasco uma Jovem Cidade Vivendo o Futuro”. Na data, cerca de 17 mil crianças desfilarão pela avenida dos Autonomistas. O desfile começará às 7h da manhã na Câmara Municipal, com o encontro das autoridades com os parlamentares e o hasteamento das bandeiras.

Em seguida, os participantes irão para a área do desfile, que começa na Avenida dos Autonomistas, esquina com a rua Antônio Agú, e que seguirá no sentido oposto dos anos anteriores, ou seja, sentido bairro do Km 18. O novo trajeto é novidade neste importante evento da cidade.

Osasco, Itapevi, Cajamar e Barueri terão desfiles em comemoração ao 7 de setembro
O desfile de 7 de setembro em Osasco terá uma nova rota neste ano (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

O evento ocorre há mais de três décadas na cidade, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares, faculdades, Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, além de entidades e sociedade civil. De acordo a administração municipal, a mudança de trajeto promoverá maior segurança aos participantes do desfile e também aos usuários dos hospitais localizados nas adjacências.

Em Itapevi, a celebração começará às 9h, no Corredor oeste Metropolitano, no Centro. O desfile reunirá cerca de 2.800 participantes, entre alunos e convidados. Participam 48 escolas municipais e cinco estaduais. O tema deste ano será “Divertidamente: Entendendo as Emoções em um Mundo Pós-Pandemia”.

A abertura da solenidade vai contar com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi. O desfile será dividido em nove pelotões e levarão para as ruas os seguintes temas: Corações e Mentes – Cheios de Esperança; Tempo de Respirar Novos Ares – Itapevi vibra de alegria; Tempos Difíceis; Itapevi, Minha Cidade, Minha Paixão; Já raiou a liberdade em Itapevi; Unidos, somos mais Itapevi; Brilha Esperança, Brilha Prosperidade; Brasileiro, Profissão Esperança; Mas, se você sorrir comigo…vai ajudar bastante.

O evento contará com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música e os Bombeiros Mirins, além dos idosos que integram programas oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Um total de 240 participantes neste bloco.

Já em Barueri, a cidade irá celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna no desfile cívico e militar deste ano. O evento ocorrerá na região do Ginásio José Corrêa, no bairro Bethaville.

O tema escolhido para ser trazido ao longo do desfile é o centenário da Semana de Arte Moderna, oportunidade em que terão destaque os principais artistas e obras de arte que marcaram o importante período.Para dar início às comemorações, às 8h acontece o hasteamento de Pavilhões na Câmara municipal, seguido da revista à tropa.

Em seguida, por volta das 8h30, o palanque instalado em frente ao ginásio José Corrêa recebe o desfile com agentes das forças de segurança pública e da Prefeitura. A Secretaria de Educação desfilará com 10 escolas e cerca de 1000 alunos. Cada unidade de ensino homenageará um artista da época como Menotti Del Picchia, Heitor Villa Lobos, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário e Oswald de Andrade.

Enquanto em Cajamar, o evento contará com a participação de diversas entidades e alunos de escolas particulares, estaduais e municipais. A ação será realizada a partir das 10h, na Avenida Professor Walter Ribas de Andrade no Centro.

Osasco, Itapevi, Cajamar e Barueri terão desfiles em comemoração ao 7 de setembro
Em Barueri, o evento ocorrerá na região do Ginásio José Corrêa, no bairro Bethaville (Divulgação/Secom Barueri)

O evento contará com aproximadamente 30 entidades do município que irão participar do desfile, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Projeto Bravo Jovens, Juventude Cívica de Cajamar (Guarda Mirim), Instituto Águias do Milenium e APAE de Cajamar

A cerimônia está sendo organizada pela Secretaria de Comunicação e Gestão de Eventos, com o apoio das secretarias municipais, incluindo a Secretaria de Saúde, Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.