Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Antônio Agú: fundador de Osasco é eternizado pela Prefeitura

Logo Giro
Localizado no hall de entrada do Paço Municipal, busto de Antônio Agú disponibiliza QR Code com a trajetória do fundador de Osasco (Divulgação / Secom PMO)

Homenagem: em comemoração especial do 169º aniversário do imigrante italiano, seu busto é entronizado no Paço Municipal de Osasco

A Prefeitura de Osasco celebrou um momento histórico na última quarta-feira, 25 de outubro, com a cerimônia de entronização do busto de Antonio Giuseppe Agú, imigrante italiano fundador da cidade de Osasco. A solenidade, que coincidiu com o 169º aniversário de Agú, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos); a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, familiares do homenageado e a artista plástica trás da obra, Márcia Baldrati Del Nero.

Resgatando a história de Antônio Agú

Antônio Agú desempenhou papel fundamental na história de Osasco, mesmo falecendo 53 anos antes da emancipação do município. Nascido em 25 de outubro de 1845 na Itália, Agú imigrou para o Brasil e estabeleceu-se no bairro do Bom Retiro, na capital. Mais tarde, ele se mudou para a área que hoje é a Vila Osasco, onde sua visão e empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Osasco: de um bairro a uma potência econômica

A visão de Antônio Agú se concretizou com Osasco se tornando a 2ª maior economia do Estado de São Paulo e o 7º PIB do Brasil. Sua influência na cidade é inegável, e seu legado perdura. Com uma população de 743.432 habitantes, o município se tornou um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país. Hoje, gigantes como Mercado Livre, Dafiti, Rappi, iFood e B2W mantêm suas respectivas sedes na cidade.

“Ele foi um verdadeiro visionário desse pedaço de terra que se transformou nessa potência que é hoje a nossa Osasco”, destacou o prefeito, Rogério Lins.

O presidente da Associação Piamontesi no Mundo de São Paulo, conselheiro do Circulo Italiano de São Paulo e conselheiro da Confederação Italiana no Mundo (CMI), Giovanni Manassero, marcou presença no evento e afirmou: “Sou testemunha da potência que se transformou essa cidade, fundada pelo nosso conterrâneo Antônio Agú. Agradeço imensamente o convite para participar dessa cerimônia especial.”

Homenagem especial da família

A sobrinha-bisneta de Antônio Agú, Agnes Agú, expressou sua gratidão pelo apoio e acolhimento da cidade em relação à homenagem a seu antepassado. Ela afirmou: “O maior legado que ele deixa são suas obras. Que ele continue a se perpetuar e que sua memória esteja sempre presente nesta grande obra da nossa querida Márcia.”

QR Code no busto permite viajar de volta no tempo

O busto de Antônio Agú apresenta um QR Code que permite aos visitantes acessar a biografia completa do homenageado, também disponível aqui.

Márcia Baldrati Del Nero, artista plástica e autora da obra (Divulgação / Reprodução Facebook)

Antônio Giuseppe Agú nasceu em 25 de outubro de 1845, no povoado de Osasco da Itália, pertencente ao distrito de San Secondo di Pinerolo, província de Torino, região de Piemonte, Itália. No Brasil, morou e foi comerciante no bairro do Bom Retiro, na capital, e depois mudou-se para onde hoje está situada a Vila Osasco, em Osasco. Antônio Agú faleceu em Osasco em 25 de janeiro de 1909, com 64 anos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista

Receba nossas notícias em seu e-mail