Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Alvo da Polícia Federal, padre de Osasco organiza vaquinha online

Logo Giro
Vaquinha online foi divulgada via no story do Instagram do Padre de Osasco (Reprodução/Redes Sociais)

José Eduardo atua na Paróquia São Domingos, no Umuarama, em Osasco, e está entre suspeitos de tentar dar um golpe de Estado no país; saiba mais

Um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal (PF), para apurar as articulações para a tentativa de um golpe de Estado, o padre José Eduardo de Oliveira e Silva, que atua em Osasco, está articulando uma “vaquinha” online para conseguir recursos financeiros, para adquirir novos equipamentos eletrônicos.

As informações foram divulgadas pelo jornal “O Estado de São Paulo”. O vigário da Paróquia São Domingos, no bairro Umuarama, divulgou por meio de story do Instagram que está incomunicável por “motivos evidentes”. No fim da mensagem, o indivíduo afirmou que o pedido de um Pix para comprar um novo celular e notebook.


Assine a newsletter do Giro no Linkedin

Os objetos foram confiscados durante a “Operação Tempus Veritatis”. Ação realizada na quinta-feira (8), executou 33 ordens de busca e apreensão, além de quatro ordens de prisão preventiva contra indivíduos suspeitos de envolvimento no planejamento no ato golpista, ocorrida em janeiro do ano anterior.

Dentre os visados nas apurações, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um ex-ministro e seus conselheiros políticos.

Investigações: padre de Osasco ligado ao núcleo jurídico do golpe

Segundo a “Globo News”, o vigário é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema. Ele foi identificado pela corporação federal, como um dos membros de uma reunião no dia 19 de novembro de 2022 no Palácio do Planalto. Na ocasião, teria sido discutida uma minuta golpista para impedir a posse de Lula (PT).

Além disso, o religioso atuaria no “assessoramento e elaboração de minutas de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária que atendessem aos interesses golpistas do grupo investigado”. A decisão foi do ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O averiguado foi detido e não acusado não pode sair do país, com determinação para entrega de todos os passaportes (nacionais e estrangeiros) no prazo de 24 horas.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Telegram

Alvo da Polícia Federal, padre de Osasco organiza vaquinha online
Padre de Osasco foi preso e não poderá deixar o país (Reprodução/Redes Sociais)

Por meio de nota, o padre que tenha participado de qualquer conspiração contra a Constituição Brasileira. O religioso ainda afirmou que em relação ao referido ao inquérito, sua posição sobre o assunto é “clara” e “inequívoca”, e diz estar à disposição da justiça brasileira.

“A República é laica e regida pelos preceitos constitucionais, que devem ser respeitados. Romper com a ordem estabelecida seria profundamente contrário aos meus princípios. Abaixo de Deus, em nosso país, está a Constituição Federal. Portanto, não cooperei nem endossei com qualquer ato disruptivo da Constituição. Como professor de teologia moral, sempre ensinei que a lei positiva deve ser obedecida pelos fiéis, dentre as quais humildemente me incluo”, reiterou em nota.

Osasco: Quem é o padre José Eduardo

Padre de Osasco é alvo de operação da Polícia Federal
Paroco é doutor Teologia Moral por universidade da Itália (Reprodução/Redes Sociais)

O padre José Eduardo, membro do segmento conservador da Igreja Católica, celebra seu 18º ano de sacerdócio em 2024. Ele serve como pároco na Paróquia São Domingos – o Pregador, localizada no bairro Umuarama, zona sul de Osasco.

Conhecido nas redes sociais por gravar vídeos no Youtube, debatendo temas como guerra cultural, aborto e a influência ruim das músicas e divas pop na vida de crianças e adolescentes, o religioso é doutor Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma, Itália),

O clérigo já teceu críticas a cantoras como Madonna e Luiza Sonza. Desta última, via um vídeo, ele analisou a letra das músicas e o simbolismo de clipes de canções como “Campo de Morango”.“É de uma baixaria que a gente fica realmente constrangido”, disse.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Whatsapp

O padre é conhecido por acompanhar canais e podcasts de destaque no espectro político da extrema direita, incluindo conteúdos produzidos pela Brasil Paralelo e o canal do economista alinhado ao bolsonarismo, Rodrigo Constantino.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.