Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Padre de Osasco é alvo de operação da Polícia Federal

Logo Giro
Padre de Osasco foi preso e não poderá deixar o país (Reprodução/Redes Sociais)

José Eduardo atua na Paróquia São Domingos, no Umuarama, em Osasco, e está entre suspeitos de tentar dar um golpe de Estado no país

Um padre que atua na diocese de Osasco foi alvo, nesta quinta-feira (8), de uma operação da Polícia Federal. Identificado como José Eduardo de Oliveira e Silva, de 33 anos, o padre está entre os alvos da operação da Polícia Federal, suspeitos de tentar dar um golpe de Estado no país.

A ação executou 33 ordens de busca e confisco, além de quatro ordens de prisão preventiva contra indivíduos suspeitos de envolvimento no planejamento no ato golpista, ocorrida em janeiro do ano anterior. Dentre os visados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um ex-ministro e seus conselheiros políticos.

Assine a newsletter do Giro no Linkedin

Segundo a “Globo News”, o vigário é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema. Ele atuaria no “assessoramento e elaboração de minutas de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária que atendessem aos interesses golpistas do grupo investigado”. A decisão foi do ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Padre de Osasco proibido de manter contado com investigados

Em virtude da captura, o religioso está proibido de manter contato com os demais investigados. Além disso, o acusado não pode sair do país, com determinação para entrega de todos os passaportes (nacionais e estrangeiros) no prazo de 24 horas.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Telegram

Por meio de nota, o padre que tenha participado de qualquer conspiração contra a Constituição Brasileira. O religioso ainda afirmou que, por ser sacerdote católico, que auxilia não apenas os frequentadores da Paróquia São Domingos, no bairro Umuarama, mas também aqueles que o procuram com assuntos dos mais variados temas.

“Abaixo de Deus, em nosso país, está a Constituição Federal. Portanto, não cooperei nem endossei qualquer ato disruptivo da Constituição. Como professor de teologia moral, sempre ensinei que a lei positiva deve ser obedecida pelos fiéis, dentre os quais humildemente me incluo. Estou inteiramente à disposição da justiça brasileira para qualquer eventual esclarecimento, recordando o dever de toda a sociedade de combater qualquer tipo de intolerância religiosa”, ressaltou o vigário ao “G1”.

Osasco: Quem é o padre José Eduardo

Padre de Osasco é alvo de operação da Polícia Federal
Paroco é doutor Teologia Moral por universidade da Itália (Reprodução/Redes Sociais)

O padre José Eduardo, membro do segmento conservador da Igreja Católica, celebra seu 18º ano de sacerdócio em 2024. Ele serve como pároco na Paróquia São Domingos – o Pregador, localizada no bairro Umuarama, zona sul de Osasco.

Conhecido nas redes sociais por gravar vídeos no Youtube, debatendo temas como guerra cultural, aborto e a influência ruim das músicas e divas pop na vida de crianças e adolescentes, o religioso é doutor Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma, Itália),

O clérigo já teceu críticas a cantoras como Madonna e Luiza Sonza. Desta última, via um vídeo, ele analisou a letra das músicas e o simbolismo de clipes de canções como “Campo de Morango”.“É de uma baixaria que a gente fica realmente constrangido”, disse.

Siga o Canal de Notícias do Giro no Whatsapp

O padre é conhecido por acompanhar canais e podcasts de destaque no espectro político da extrema direita, incluindo conteúdos produzidos pela Brasil Paralelo e o canal do economista alinhado ao bolsonarismo, Rodrigo Constantino.

Em suas publicações pessoais disponíveis em seu site, o padre também orienta seus seguidores católicos a se precaverem contra aqueles dentro da igreja que ele denomina como “católicos”.

“A única missão na minha vida é o meu trabalho sacerdotal. Por isso, preciso de um “tradutor” que me faça compreender os passos jurídicos decorrentes desta inusitada e inesperada situação e que me ajude a atender com precisão os pedidos do Poder Judiciário. Por isso, constituo meu “tradutor” o Dr. Miguel da Costa Carvalho Vidigal, advogado, que saberá dar respostas jurídicas pertinentes ao assunto. Ainda não obtivemos acesso aos autos, o qual esperamos obter nos próximos dias”, declarou José Eduardo ao G1.

*com informações dos portais de notícia Globo News e G1.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe o GiroCast

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.