Apartamentos de metragens maiores têm conquistado moradores de Alphaville. Estes imóveis integram o mercado de luxo, que cresce 18% ao ano
Segundo relatório da consultoria Bain & Company, nos últimos cinco anos, o mercado de luxo no Brasil registrou aumento médio de 18% ao ano. Em 2022, o setor movimentou cerca de R$ 74 bilhões. “A demanda por imóveis deste segmento atingiu R$ 17 bilhões, ficando atrás apenas de artigos de moda”, afirma Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD.
Os apartamentos chamados de verdadeiras “casas suspensas” fazem parte deste setor em ascensão, com metragens que podem ultrapassar os 420 m². Para a corretora de imóveis Rosana Aragon, a região vive um movimento de mudança para esse tipo de moradia. “Os filhos casam, se mudam, e o casal fica morando em uma casa enorme. É muito mais prático mudar para um apartamento, com diversas facilidades, na região central de Alphaville”, afirma Rosana.
Segundo a corretora, esses casais não querem migrar para um apartamento pequeno. “Eles procuram imóveis grandes, onde encontram o conforto da casa, mas com a facilidade de um apartamento. Ou seja, sem todas as demandas que uma casa exige como jardineiro, piscineiro e constante manutenção”, explica.
Estes imóveis oferecem serviços e boa infraestrutura como piscina aquecida e uma boa academia, o que também atrai esse perfil de comprador. Segundo a corretora, a economia de tempo no trânsito é outro fator que estimula esses casais a mudarem o endereço. “Um cliente afirmou que ganhará 13 minutos morando no centro de Alphaville”, conta Rosana.
Apartamentos em Alphaville: conforto de uma residência
Um dos mais recentes empreendimentos lançados no bairro de Alphaville, na cidade de Barueri, que possui este conceito é o Florà, que reúne apartamentos de 420m², além de duplex de 565m². De acordo com Débora Bertini, antes mesmo da abertura oficial para o público, a empresa já havia realizado 30% da venda do Florà. “No ano passado, o mercado imobiliário apresentou bons resultados. De acordo com o Índice imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP), houve uma alta de 15,1% nas vendas de imóveis de médio e alto padrão nos primeiros sete meses de 2023”, ressalta a diretora.
Para a MPD, os compradores de imóveis de alto padrão estão procurando mais do que apenas um lugar para morar. “Eles buscam um empreendimento que alie o conforto de uma residência com os benefícios de um apartamento. Ao mesmo tempo, desejam fugir dos grandes centros para buscar mais tranquilidade no lar”, afirma Débora.

—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
Fale com a redação do GIRO no WhatsApp: (11) 97086-3834
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.