O Ministério da Saúde firmou parceria com a rede de laboratórios Dasa para a instalação de um cento de diagnóstico emergencial que será construído em Alphaville São Paulo.
O objetivo é processar até 30 mil exames por dia de RT-PCR, considerada a metodologia “padrão-ouro” para o diagnóstico da COVID-19. Esse quantitativo poderá ser ampliado, de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto.
A parceria de seis meses prevê a realização de 3 milhões de exames. O objetivo é que o centro receba amostras de pacientes da rede pública, com casos leves de coronavírus. As determinações do público-alvo serão feitas pelo Ministério da Saúde.
Na parceria, o Ministério fornecerá os equipamentos e insumos para testes e o laboratório disponibiliza o espaço e remanejamento, além da capacitação de 120 profissionais que irão atuar no local.
O Ministério da Saúde já anunciou que tem a intenção de instalar drive-thru para coleta de exames em pacientes com quadros leves em cidades acima de 500 habitantes.
Os testes usam a técnica de RT-PCR, que verifica a presença de material genético do vírus em amostras coletadas das vias respiratórias e é considerada a mais precisa.