Por Vanessa Dainesi e Mariana Pereira
Alphaville completou 52 anos reafirmando sua importância como um dos bairros mais influentes do Estado de São Paulo. Ao longo dessas cinco décadas, atraiu famílias em busca de qualidade de vida e empresas nacionais e multinacionais que transformaram o bairro em um dos maiores polos de negócios do País. Com infraestrutura moderna, shoppings, escolas e serviços, Alphaville consolidou-se como referência em moradia e atividade econômica.
Para marcar o aniversário, o Jornal Giro ouviu personalidades, autoridades políticas e empresários ligados ao bairro, que destacaram a trajetória de sucesso e refletiram sobre os próximos passos. O crescimento contínuo é um dos desafios do bairro, pois traz questões como mobilidade e infraestrutura, mas o foco é fazer Alphaville olhar para o futuro mantendo sua vocação para inovação, desenvolvimento e qualidade de vida.
Planejar o futuro
O arquiteto e urbanista José Lucena falou sobre os desafios de Alphaville. Para ele, o primeiro passo é planejamento. “Demorar para planejar significa criar problemas futuros. É necessário manter o crescimento organizado para que a infraestrutura suporte o tráfego e o cotidiano das pessoas”, alerta. Veja mais detalhes sobre a entrevista com o urbanista José Lucena.
Leia também

Castello Branco
Em 2027, após a conclusão das obras das marginais, a concessionária Ecovias vai implantar 44 quilômetros na Castello. Além disso, promete investir R$ 8 bilhões no trecho ao longo do contrato.

Rio Tietê mais limpo
Por meio do programa “IntegraTietê”, a Sabesp promete ampliar, até 2029, a coleta de esgoto das cidades que compõem a Grande SP. Além disso, a empresa deve ampliar a capacidade de tratamento das ETEs. Entre elas, a de Barueri. No mesmo ano, a Sabesp também prevê realizar mais de dois milhões de ligações à rede de esgoto. Veja a matéria completa sobre os investimentos no Rio Tietê.

Metrô em Alphaville
Um dos principais desafios do bairro de Alphaville é a mobilidade. Mas essa realidade deve mudar com a chegada da Linha 24-Quartzo. A rota terá demanda de 800 mil passageiros/dia e ligará Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra e São Paulo. A previsão é que a linha entre em operação em 2040.

Como autoridades e personalidades enxergam Alphaville







—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.