No Brasil, a maioria dos chineses que chegam de avião ao País desembarca pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele recebe aproximadamente 85% desses passageiros. O segundo aeroporto brasileiro que recebe maior número de passageiros com passaporte chinês é o Galeão, no Rio de Janeiro. Foram recebidos cerca de 10% desses viajantes entre novembro e dezembro de 2019.
Diante da crescente transmissão global de uma nova variante do coronavírus, batizado de “2019-nCoV”, que já contabiliza 4,5 mil casos no mundo e mais de 100 mortes na China, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou orientações, nesta terça-feira (28), no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, sobre os procedimentos a serem adotados nos aeroportos brasileiros.
Segundo Viviane Vilela, coordenadora de infraestrutura e meios de transporte da Anvisa, as principais ações são voltadas para a disseminação de informações, de forma que os viajantes saibam quais são os sintomas, como febre, tosse e dificuldade para respirar, e quais os países onde está havendo transmissão.
No Galeão, um sistema de alerta sonoro transmite mensagens em português, inglês e mandarim para reforçar as precauções de higiene: sempre lavar bem as mãos e cobrir a boca ao tossir. Além disso, na presença de sintomas, a orientação é para evitar locais com muitas pessoas.
Transmissão
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.
A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.






