Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cidades sustentáveis: 4 cidades ficam entre as 100 em ranking

Logo Giro
Barueri e região
Barueri terá tempo seco (Divulgação/Secom Barueri)

Barueri, que ocupa o 1º lugar, Santana de Parnaíba, Osasco e Itapevi estão entre as mais sustentáveis. Cotia subiu 22 posições; confira detalhes

Você sabe o que é uma cidade sustentável? É aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com às necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras.

Segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities, os municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco e Itapevi aparecem entre as 100 primeiras melhores colocadas. O levantamento lista 315 cidades brasileiras e foi divulgado no dia 5 de abril.

Na classificação geral, Barueri ocupa a 1ª posição, pelo 2º ano consecutivo. Ou seja, é a cidade mais sustentável do Brasil, como a reportagem do GIRO já havia divulgado. O município ficou na frente de São Caetano do Sul, que se posicionou em 2º lugar; São Paulo (3º), Santos (4º) e Bragança Paulista, que ocupa a 5ª colocação.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Outras cidades sustentáveis

Em seguida, vem a cidade de Santana de Parnaíba, na 34ª colocação no ranking geral esta ano. Em 2023, ocupava a 12ª colocação no ranking.

Já Itapevi ficou no 64º lugar, seguida por Osasco em 65º. Ambas estavam nas 36ª e 39ª posições, respectivamente, no ano passado.

Cotia ocupa a 125ª colocação no levantamento de 2024. O município melhorou sua posição no ranking em comparação ao ano passado, quando ocupava o 147º lugar. Carapicuíba e Jandira alcançaram, este ano, a 134ª e 148ª colocação no ranking das cidades sustentáveis, respectivamente. Em 2023, estavam na 123ª e 149ª posição.

Cidades sustentáveis: 4 cidades ficam entre as 100 em ranking
Cotia subiu 22 posições no levantamento (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)

Sobre o ranking

O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities teve sua 1ª edição no ano passado, O levantamento utiliza os indicadores da norma ISO 37120 – primeira norma técnica brasileira referente a sustentabilidade em comunidades urbanas – como referência de comparação entre as cidades, considerando sua performance em 40 indicadores, distribuídos em cinco pilares: Prosperidade; Gestão; Bem-estar; Segurança e Infraestrutura; e Serviços Básicos.

O levantamento lista 319 cidades do Brasil que possuem mais de 100 mil habitantes (IBGE, 2022). As cinco primeiras de cada região do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) foram premiadas, totalizando 25 cidades.

Cidades sustentáveis: 4 cidades ficam entre as 100 em ranking
Na pesquisa, foram apontadas as cinco primeiras cidades de cada região (Divulgação/Secom Barueri)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail