Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: campanha Maio Amarelo começa nesta sexta (3)

Logo Giro
maio amarelo trânsito alphaville
Campanha visa reduzir acidentes, mortes e lesões no trânsito (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Desde 2011, a ONU realiza o movimento “Maio Amarelo”, para criar um trânsito com condutores mais conscientes e tornar o trânsito mais humanizado; saiba mais

Começa nesta sexta-feira (3), a programação do “Maio Amarelo 2024”, em Barueri. Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa tem como base as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e visa conscientizar a sociedade, sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Desde 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza o movimento “Maio Amarelo”, para criar um trânsito com condutores mais conscientes e tornar o trânsito mais humanizado, assim como reduzir acidentes, mortes e lesões de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“Somos nós que escolhemos se alguma situação pode nos aborrecer ou ensinar” explica Elineide Bispo Matos, agente do Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb, que realiza palestras e ações sobre trânsito seguro para todos os públicos da cidade.

Leia Mais: Barueri: Ventilador desprende do teto e atinge dois carros em túnel do Rodoanel

maio amarelo
Ao longo do mês várias atividades acontecerão até o dia 29 de maio (Divulgação/Secom Barueri)

Em dados divulgados pela Prefeitura, ocorridos em 2022, a cidade 1.491 sinistros, acidentes e roubos de trânsito, que deixaram 21 mortos. Em 2023, segundo os dados estatísticos da Barueri, foram contabilizados 87 envolvendo pedestres, 25 ciclistas, 625 motocicletas, 1.058 automóveis, 66 ônibus e 135 caminhões. 

“Nós não conseguimos controlar o comportamento e sentimentos das outras pessoas, somente podemos ter controle sobre as nossas emoções e escolher a melhor maneira que iremos nos comportar no trânsito”, complementa Elineide Bispo Matos.

Programação Maio Amarelo em Barueri

Na cidade, as ações educativas do “Maio Amarelo” deste ano começam na sexta-feira (3), no Boulervad central (Avenida 26 de março), das 10h às 14h, e conta com a colaboração da CCR ViaOeste.

Segundo a administração municipal, a campanha também objetiva um maior aumento da gentiliza no trânsito e no cotidiano de todos os moradores de Barueri.

Leia Mais: Tecnologia em destaque: Barueri recebe o Prêmio Brasil Digital

Ao longo do mês várias atividades acontecerão até o dia 29 de maio, sendo finalizadas na Emef Raposo Tavares. Em Barueri, serão realizadas palestras, orientações e distribuição de panfletos em diversos locais da cidade. 

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.*

Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail