Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Calor extremo: Barueri e Osasco terão máximas de 36ºC

Logo Giro
Barueri poderá ter máxima de 36ºC no sábado (23) (Pedrones Imagens Aéreas / Jornal Giro)

O GIRO apresenta as recomendações para manter-se bem em dias de calor elevado de acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo

Com a chegada da primavera, que começa no sábado, 23 de setembro, os últimos dias do inverno têm sido de calor intenso em todo o estado de São Paulo. De acordo com o boletim divulgado pela Climatempo, empresa brasileira de meteorologia, a onda de calor que se instala sobre o Brasil nesta última semana do inverno de 2023 pode levar as temperaturas a atingirem a marca dos 40°C em áreas do oeste do estado de São Paulo.

Essa situação acontecerá devido à presença de um bloqueio atmosférico, que impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, o que é comum para este período. Sendo assim, o calor intenso vai predominar em grande parte do País. O ápice do calor está previsto para o fim de semana, dias 23 e 24.

Onda de calor na região oeste da Grande SP

Em municípios como Barueri e Osasco, com uma população combinada de mais de 1 milhão de habitantes, os termômetros estão previstos para alcançar os 36ºC ao longo desta semana. Além disso, não há previsão de chuva, o que torna o ar ainda mais seco do que o habitual.

LEIA TAMBÉM: Inverno termina com onda de calor em Osasco e região

Diante desse cenário de calor extremo, é crucial estar preparado e atento para as recomendações da Defesa Civil do estado de São Paulo. A seguir, acompanhe as dicas para se proteger do calor extremo.

Dicas para se proteger do calor extremo

  1. Hidrate-se constantemente: o aumento da temperatura e a baixa umidade do ar podem levar à desidratação. Portanto, beba bastante água ao longo do dia, mesmo que não esteja com sede. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois podem contribuir para a desidratação.

  2. Use roupas leves e protetoras: opte por roupas leves, de preferência de cores claras, que refletem a luz solar. Além disso, use chapéus de abas largas e óculos de sol para proteger o rosto e os olhos dos raios solares.

  3. Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes: procure ficar em locais com sombra durante o período entre as 10h e as 16h, quando o sol está mais forte. Se precisar sair, use protetor solar e reaplique-o regularmente.

  4. Mantenha os ambientes frescos: em casa, utilize ventiladores ou aparelhos de ar condicionado para manter a temperatura interna agradável. Se não tiver acesso a esses equipamentos, mantenha as janelas fechadas durante o dia e abra-as à noite para ventilação.

  5. Evite esforços físicos excessivos: tente evitar atividades físicas extenuantes durante os dias mais quentes. Se precisar realizar exercícios, opte por fazê-los nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura estiver mais amena.

  6. Fique atento aos sinais de calor excessivo: sintomas como tontura, náusea, pele vermelha e quente, batimentos cardíacos acelerados e respiração rápida podem ser indicativos de um problema relacionado ao calor. Se você ou alguém ao seu redor apresentar esses sintomas, procure imediatamente um local mais fresco e hidrate-se.

Lembre-se de que o calor extremo pode representar riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes. Esteja atento às recomendações da Defesa Civil e siga as dicas apresentadas aqui para enfrentar com segurança os dias de calor intenso.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail