giro

Vizinhança Solidária: moradores de Alphaville e Tamboré conhecem diretrizes do programa

O próximo passo é a inscrição de voluntários, até o próximo dia 20 de março, que irão atuar como tutores nos dois bairros
A palestra foi feita pelo Major da PM Marcelo Noronha, comandante interino do 20º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (Divulgação/NAL Alphaville Tamboré)

Na quinta-feira (4), o NAL – Núcleo de Ação Local Alphaville & Tamboré, subordinado ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Santana de Parnaíba, juntamente com a Polícia Militar apresentaram o Programa Vizinhança Solidária para os bairros de Alphaville e Tamboré, na cidade de Santana de Parnaíba. A reunião aberta ao público foi realizada no salão social do Alphaville Residencial 10, em Santana de Parnaíba.

Autoridades locais e moradores dos dois bairros compareceram ao encontro, que foi iniciado pelo diretor do NAL Alphaville & Tamboré, Claudio Luiz Senise, que abriu o evento saudando as autoridades locais e os membros da Polícia Militar. Senise realizou a apresentação do Conseg de Santana de Parnaíba e do NAL. O evento prosseguiu com uma mensagem enviada pelo Coronel Camilo, secretário executivo da PM, ressaltando a importância da implementação do programa, além de apresentar os níveis de redução de criminalidade com a prática do ‘Vizinhança Solidária’.

A palestra sobre o programa foi feita pelo Major da PM Marcelo Noronha, comandante interino do 20º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano. Em seguida, foi feita a apresentação das fases de implementação com o apoio direto do NAL, finalizando com tira-dúvidas dos participantes.

O próximo passo do projeto é a inscrição de voluntários a tutores nos bairros de Alphaville e Tamboré na cidade de Santana de Parnaíba. “Promoveremos uma reunião com a Polícia Militar, que liderará o projeto e os trâmites legais necessários para o início das atividades”, acrescenta o diretor do NAL. O tutor é o cidadão que representa o grupo perante a Polícia Militar.

A data limite para cidadãos se apresentarem como voluntários a tutores é 20 de março de 2022, enviando nome completo, endereço residencial, telefone celular, e-mail e a Região/Área para o endereço de e-mail: nalalphamaissegura@gmail.com

Para mais informações consultar: www.facebook.com/NALalphatamb

Programa Vizinhança Solidária
Criado pela Polícia Militar do estado de São Paulo e instituído por lei pela Assembleia Legislativa em 2018, o Programa Vizinhança Solidária está presente em 267 cidades paulistas. O seu objetivo principal é o de auxiliar na redução da criminalidade por meio de parcerias comunitárias. De acordo com a corporação, um dos casos de maior efetividade ocorreu no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde os casos de furto e roubo caíram 60%. Ainda segundo a PM, a média na redução dos crimes é de 70%.

O trabalho exige a atuação constante da população e das patrulhas policiais. Qualquer movimentação suspeita em uma rua, por exemplo, os moradores se comunicam e acionam a Polícia Militar. A viatura mais próxima é direcionada para o local, atuando na prevenção de possíveis crimes.