Que tal aproveitar o 7 de setembro para visitar um museu? Seja histórico ou moderno, a arte está aí para ser apreciada.
Embora fechado, o Museu do Ipiranga é cenário de um evento na sexta e sábado (7 e 8), das 10h às 20h, realizado pelo Sesc e USP. A 2ª edição do Museu do Ipiranga em Festa celebra os 196 anos da Independência do Brasil e aprofunda seu teor histórico e político por intensa programação cultural gratuita para todas idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do Museu.
Até dezembro, o público poderá fazer uma imersão na história do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Ibirapuera. A exposição MAM 70: MAM e MAC USP reúne obras, artistas e ações pioneiras que marcaram a trajetória da instituição, fundada em 1948. Com uma coleção de mais de 5 mil obras, o MAM selecionou 103 obras para essa exposição que aponta para o futuro. De terça a domingo, das 10h às 17h30, ingresso a R$ 7. Gratuito aos sábados.
Até fevereiro de 2019, o Acervo em transformação: Tate no Masp, exibe uma seleção de obras da Tate Gallery, de Londres, com pinturas de artistas que trabalharam no Reino Unido e está alinhada com alguns interesses do museu pela produção de artistas mulheres, como Gwen John e Sylvia Sleigh, de artistas imigrantes Ibrahim El-Salahi, do Sudão, e Francis Newton Souza, da Índia, e por produções de artistas considerados autodidatas, como L. S. Lowry (1887-1976). O conjunto ainda inclui uma obra de Francis Bacon, grande referência na história da pintura figurativa. Os ingressos custam R$ 35 (inteira). Terças e quartas a entrada é livre.
PROGRAME-SE
A exposição Arquitetura da Memória vai expor a história da Casa das Rosas, um dos únicos casarões preservados da avenida Paulista, com abertura em 18/9. A Casa das Rosas é um museu dedicado à poesia, literatura, cultura e acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos.