Seis seguranças foram demitidos após agredirem o jovem Jadson Pires na estação Carapicuíba. Um deles foi preso pela polícia após depoimento
A concessionária ViaMobilidade, empresa que administra as linhas 8 e 9, demitiu os seis agentes de segurança envolvidos na morte de Jadson Pires dentro da estação Carapicuíba. Segundo o comunicado, a empresa aguardava a liberação do laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML) para concluir a sindicância interna do caso e realizar o desligamento dos agentes. Um dos seguranças foi preso após prestar depoimento na Delegacia de Carapicuíba.
Ainda segundo a empresa, os seguranças já estavam afastados de suas atividades desde o dia da ocorrência. “A investigação interna concluiu que a atuação dos profissionais descumpriu o código de conduta, os protocolos de atendimento e treinamentos recebidos da companhia”, diz a nota da concessionária.
Imagens de câmeras de segurança da estação flagraram o momento em que os agentes imobilizam e agridem Jadson. A vítima fica inconsciente e chegou a ser atendida por uma equipe do SAMU, porém, a morte foi constatada pouco tempo depois em uma unidade de saúde da cidade.
A investigação
A partir do registro da ocorrência de morte suspeita, a Polícia passou a investigar o caso e a analisar as imagens extraídas das câmeras de segurança da estação. O laudo necroscópico apontou que a causa da morte foi asfixia mecânica por esganadura.
O Delegado Titular do 1º DP de Carapicuíba, Dr. Marcelo José do Prado, entendeu que por ação ou omissão, os agentes de segurança causaram a morte da vítima por asfixia. Foram requeridas as prisões temporárias dos três agentes envolvidos no caso, sendo autorizada pelo juiz da 1ª Vara de Carapicuíba apenas a prisão do segurança que agrediu e imobilizou o rapaz.
“O mandado de prisão foi cumprido nesta quarta-feira, sendo o agente indiciado pela prática de crime de homicídio qualificado. Outras diligências estão sendo cumpridas e a investigação segue no sentido de ainda imputar a devida responsabilidade criminal a todos os investigados”, disse o delegado.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo, Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.