Incluir Carapicuíba na lista de municípios de interesse turístico: este é o objetivo do Requerimento 072/2021, apresentado pelos vereadores Professor Ladenilson e Zezinho Considerado, ambos do MDB, que foi apresentado na Câmara Municipal. No documento, os parlamentares pedem urgência na emissão de um parecer da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, que foi solicitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo, que tem como relator o deputado estadual Emidio de Souza (PT).
Segundos os vereadores, a luta para que Carapicuíba seja considerada Município de Interesse Turístico (MIT) começou em 2012, na época em que o atual prefeito da cidade, Marcos Neves (PSDB), era deputado estadual, porém, o pedido foi arquivado após Neves ter sido eleito prefeito.
Em 2019, o pedido voltou a Alesp com o deputado André do Prado (PL), mas aguarda desde 2020 a manifestação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, vinculado à Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Sem esse parecer solicitado pela Comissão da Alesp, a matéria não pode ser votada em plenário.
Os vereadores destacam que “Carapicuíba tem um enorme potencial turístico e é preciso que ele seja reconhecido, dinamizado e devidamente regulamentado pelo governo do estado. Possuímos a única Aldeia Jesuítica do Século XVI do estado, Igrejas centenárias e espaços adequados para receber os turistas”, defendem.