Entidade envolve os presidentes das Câmaras Municipais de 12 cidades que compõem a região Oeste da Grande São Paulo e nasce com a missão de ajudar na captação de recursos federais e estaduais
Presidentes das Câmaras Municipais das cidades que compõem o consórcio *Cioeste, que integra 12 municípios da Região Oeste da Grande São Paulo, participaram na manhã desta segunda-feira (13), de encontro para eleger o presidente do Parlamento Oeste. A reportagem do GIRO acompanhou de perto o encontro entre os políticos. A seguir, confira os detalhes.
O presidente da Câmara de Itapevi, vereador Thiaguinho Silva (União) foi eleito para ser o presidente da entidade. Já o presidente da Câmara de Pirapora do Bom Jesus, Rodrigo Brito (Cidadania) foi escolhido para ser o vice-presidente.
Eleito presidente, o vereador Thiaguinho Silva agradeceu os apoio dos demais vereadores e pontuou a Saúde como uma das áreas que podem ser trabalhadas em parceria na região. “Quero agradecer o apoio dos demais vereadores. Temos muito trabalho pela nossa cidade e região. Hoje, um vereador trouxe a mesa de reunião um problema na saúde: a reativação do pronto atendimento nos hospitais vinculados ao governado do estado. Essa é uma bandeira que podemos abraçar e lutar juntos, pois afeta toda a nossa região”, garantiu.
União dos municípios no centro das atenções
Na reunião, o presidente da Câmara de Barueri, o vereador Toninho Furlan (PDT), falou sobre a importância da união para conquista de recursos e frisou que o Cioeste é um modelo a ser seguido. “Vemos como a união dos prefeitos traz bons furtos para a nossa região e acredito que a união dos parlamentares será fundamental para ganharmos força na luta por questões que são iguais em nossas cidade. Temos muitas coisas que podemos reivindicar juntos e mostrar que a região segue forte e unida”, explicou.
O presidente da Câmara de Osasco, vereador Carmônio Bastos (Podemos) também destacou a necessidade de união entre os parlamentares. “Temos o Cioeste que funciona muito bem e o Parlamento Oeste fortalece o trabalho das Câmaras Municipais e acredito que a iniciativa já nasce bem sólida para ajudar os gestores municipais a conquistar mais recursos para a nossa região. Esse é um passo muito grande dados pelos parlamentares”, destacou.
Em busca de soluções para cidades da região
A iniciativa é incentivada pelos prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste (Cioeste), que surgiu em 2013 e segue como uma das entidades mais consolidadas na Região Metropolitana de São Paulo. O atual presidente, o prefeito Josué Ramos (PL/Vargem Grande Paulista), é um dos entusiastas do movimento. “Pretendemos trabalhar para buscar soluções regionais e o apoio dos vereadores é fundamental”, disse o gestor municipal na reunião da semana passada.
O Parlamento Oeste retoma suas atividades após uma primeira tentativa de um consórcio entre as Câmaras Municipais. Em meados de 2004, após as primeiras tratativas, os vereadores de cidades da região autorizaram a criação da Câmara Oeste, porém, após algumas reuniões, a iniciativa perdeu força e não resistiu a uma série de divergências políticas.
A posse do Parlamento Oeste deve acontecer no começo do mês de abril com cerimônia na Câmara de Barueri. A data e horário ainda serão definidos.
*O Consórcio Cioeste é formado pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.