giro

Verão: lavar a calçada por 15 minutos gasta 279 litros de água. Veja como economizar

Logo Giro
verão
O elevado uso da água pode levar ao desabastecimento momentâneo (Divulgação/Freepik)

Conferir se as torneiras estão mal fechadas ou defeituosas é uma das dicas o uso consciente da água neste verão. Confira mais

Com a chegada do verão, o aumento das temperaturas provoca um crescimento expressivo no consumo de água. O resultado pode ser um desabastecimento momentâneo em algumas áreas neste verão. Além disso, os sistemas de saneamento e tratamento de esgoto podem ficar sobrecarregados. “As altas temperaturas e as mudanças climáticas demandam maior atenção ao uso consciente da água. A população precisa se engajar em práticas que reduzam o desperdício para minimizar impactos no abastecimento e no meio ambiente”, afirma Sibylle Muller, engenheira civil especializada em saneamento e CEO da NeoAcqua.

Segundo a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP – lavar a calçada por 15 minutos gasta 279 litros de água. Uma torneira gotejando significa desperdício de 40 litros por dia. Já uma torneira com filete de água correndo representa 130 litros de água por dia indo pelo ralo. E acionar a descarga desnecessariamente? Neste caso, de dez a 14 litros são desperdiçados.

Por isso, pequenas mudanças de hábitos e cuidados fazem a diferença no verão, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de abastecimento, reduzindo a conta de água e evitando contratempos durante estes dias muito quentes.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

verão
(Divulgação/Pexels)

Verão: dicas importantes

Confira hábitos que contribuem para a redução do desperdício no verão:

  • Fique de olho se as torneiras estão mal fechadas ou defeituosas;
  • Evite lavar carros e calçadas com mangueiras, priorizando o uso de baldes e vassouras;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes ou ao ensaboar a louça ao lavá-la; e
  • Regule válvulas e caixas de descarga.

Consumo consciente

Segundo dados da ONU, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês, o equivalente a 110 litros por dia, para atender às necessidades básicas de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, segundo dados do Instituto Trata Brasil, o consumo diário médio por pessoa é de 148,2 litros, podendo ultrapassar os 200 litros, chegando a ser 40% maior durante o verão. 

“É fundamental que todos se conscientizem sobre o impacto do desperdício. Adotar práticas sustentáveis em casa ajuda a preservar os recursos hídricos e a garantir o abastecimento de mais pessoas, especialmente nos momentos de maior demanda”, reforça Sibylle.

Dicas para reduzir o consumo de água

  • Instale redutores de vazão nas torneiras e chuveiros: estes dispositivos são baratos e podem reduzir o consumo em até 50%, sem perda importante de conforto;
  • Aproveite a água da chuva: ela deve ser captada preferencialmente de coberturas e deve ser tratada por meio de filtração e desinfecção. Após tratamento, utilize-a para regar plantas, para descarga de vasos sanitários ou lavar áreas externas ou veículos;
  • Evite utilizar máquinas de lavar roupas com pouca carga: espere acumular peças suficientes para otimizar o uso de água em cada ciclo de lavagem;
  • Reduza o consumo do chuveiro: tome banhos curtos e feche os registros do chuveiro enquanto se ensaboa ou aplica produtos no cabelo;
  • Reutilize água quando possível: a água usada para lavar vegetais, por exemplo, pode ser reaproveitada para regar plantas.
  • Reuso e reciclagem de água: você pode instalar um sistema de tratamento e reuso de águas cinzas (água servida de lavatórios e chuveiros) ou de esgoto, com tecnologia confiável e desinfecção no final. Esta água tratada pode ser usada como descarga de vasos sanitários, para regar plantas e jardins, limpeza em geral, entre outros. O resultado é a redução no consumo de água potável e na conta de água; e
  • Monitore sua conta de água: alta inesperada no consumo de água pode indicar vazamentos que precisam de reparos. Por isso, fique sempre de olho nos consumos mensais de água e suas variações de mês para mês.

Com atitudes bastante simples, como as listadas acima, é possível não apenas economizar na conta de água, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente. Segundo Sibylle Muller, a conscientização e o engajamento coletivo são essenciais para garantir que os recursos hídricos disponíveis possam ser aproveitados pelo maior número de cidadãos, bem como, possam garantir a sustentabilidade ambiental para as próximas gerações.

verão
(Foto: Fau Barbosa)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail