giro

Varejo reage: vendas cresceram 2,5% no mês de janeiro, aponta Índice Cielo

Segundo Índice Cielo do Varejo Ampliado (IVCA), em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a alta registrada foi de 14,4%
Instalada em Alphaville, Barueri, empresa acompanha todo mês a evolução do varejo brasileiro (Divulgação/Cielo)(Divulgação/Freepik)

As vendas do varejo brasileiro em janeiro de 2022 cresceram 2,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo setor varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 14,4%. Esses são os números do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), criado pela empresa do segmento de serviços financeiros sediada em Alphaville, Barueri.

Como a base de comparação é o início de 2021, momento no qual o País enfrentava a pior fase da pandemia, o abrandamento de medidas de isolamento continua a favorecer o desempenho de alguns setores na comparação com janeiro de 2021. Efeitos de calendário também colaboraram para a alta. Em janeiro de 2022, por conta da composição dos dias do feriado de ano novo, houve um dia útil a mais. Descontando esse efeito, o crescimento nominal seria de 13,9% e, descontando efeitos inflacionários, de 2,1%.

“O comércio varejista se mantém em recuperação. É o terceiro mês seguido de alta nas vendas. Isso está relacionado com a volta gradativa à rotina, que foi bastante afetada pelo agravamento da covid-19 no fim de 2020 e nos primeiros meses do ano passado, mas também ao bom comportamento de alguns setores do varejo. Neste mês, por exemplo, podemos destacar positivamente o setor de Drogarias e Farmácias”, afirma Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo.

Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, mostrou alta de 10,38% no acumulado dos últimos 12 meses, com elevação de 0,54% em janeiro. Os preços dos combustíveis e da energia elétrica foram os que mais impactaram o índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 11,56% em janeiro, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior. 

Setores
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, o macrossetor de Bens Não Duráveis acelerou em relação a dezembro, com destaque para os segmentos de Drogarias e Farmácias. Os macrossetores de Bens Duráveis e Semiduráveis registraram desaceleração na passagem mensal. Em Bens Duráveis e Semiduráveis, um dos segmentos que mais contribuíram para a desaceleração foi Móveis, Eletro e Departamento. Em Serviços, o segmento de Turismo e Transporte se destacou em janeiro desse ano.

Regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a janeiro de 2021. A região Norte registrou alta de 9,7%, seguida da região Sul (+6,5%), Nordeste (+1,7%), Centro-Oeste (+1,4%) e Sudeste (+1,0%).