Manter em bom estado os telhados, a pintura e a iluminação do imóvel aumenta a sensação de bem estar, mesmo em uma casa alugada
Manter um imóvel é sempre um projeto constante, mas também muito recompensador. Mesmo que a casa ou apartamento não sejam próprios, não há nada mais agradável do que se sentir envolvido e aconchegado ao voltar do trabalho ou de algum compromisso fora do lar. Além da sensação de bem estar, há ainda a questão econômica.
LEIA TAMBÉM: Especial Imobiliário: Vila Osasco tem excelente localização e dinamismo
Imóvel em mau estado perde valor no mercado
De acordo com Karina Jekabson, consultora imobiliária especializada, da KJK Imóveis de Cotia, uma propriedade em mau estado de conservação pode perder, em média, cerca de 10 a 30% de seu valor de mercado.
“Para saber exatamente a desvalorização, é preciso uma avaliação profissional no local, pois ela pode variar consideravelmente. Entretanto, de modo geral, paredes com furos ou descascando, encanamentos furados, fiações elétricas desencapadas, além de uma decoração descuidada, passam uma péssima impressão para os visitantes e, ainda, impactam substancialmente o valor para compra ou venda de um imóvel”, avalia.

Especialista aponta itens que devem ser checados no imóvel
1. Os telhados. Faça inspeções regulares para detectar danos ou telhas soltas; limpe as calhas periodicamente para evitar acúmulo de detritos; e se houver problemas, resolva-os imediatamente para evitar danos maiores.
2. A pintura. Renove a pintura interna e externa quando necessário para dar um visual fresco; escolha cores que complementem o estilo da sua casa; preste atenção especial às áreas de alto tráfego que podem precisar de retoques frequentes.
3. A iluminação. Considere uma boa luz natural. Cortinas leves podem maximizar a entrada de luz; adicione pontos de luz para destacar áreas específicas; opte por lâmpadas de LED para economia de energia.
4. Os móveis e a decoração. Atualize a disposição dos móveis para dar uma sensação de renovação; adicione elementos decorativos que reflitam sua personalidade; mantenha um equilíbrio entre espaços vazios e objetos para evitar uma sensação de excesso.
5. O jardim e o paisagismo. Mantenha o jardim aparado e limpo; adicione plantas ou flores coloridas para um toque vibrante; invista em mobiliário de exterior confortável para aproveitar o espaço externo.
6. A limpeza. Estabeleça uma rotina de limpeza regular; limpe profundamente e organize espaços regularmente; preste atenção especial a áreas muitas vezes esquecidas, como ralos e cantos.
7. Reparos pequenos. Conserte imediatamente qualquer problema menor antes que se torne uma grande reforma; mantenha ferramentas básicas para pequenos reparos à mão. Segundo Karina, “fazendo pequenas manutenções e atualizações ao longo do tempo, é possível evitar grandes despesas e a casa sempre estará pronta para impressionar”, finaliza.

Imóvel: conheça a Lei do Inquilinato
É muito importante para quem é proprietário e, principalmente, para aqueles que moram de aluguel, conhecer a Lei do Inquilinato (Lei de número 8.245, promulgada no ano de 1991). Nela, estão descritas as obrigações de quem aluga um imóvel, sendo que a principal delas é: mantê-lo em ordem e cuidar do local como se fosse sua propriedade. Em seu artigo 23, esta lei determina que: “O locatário é obrigado a: (…) II – servir-se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá-lo com o mesmo cuidado como se fosse seu; V – realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos (…)”.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.