giro

Vacinação em Cotia tem filas, aglomeração e muita reclamação

Com demanda maior que a oferta, sistema de distribuição de senhas causou problemas
Cotia é a única cidade da região a não contar com sistema de agendamento online para a imunização (Vagner Santos / Secom)

Na manhã desta terça (16), teve início a vacinação para pessoas acima de 75 anos em Cotia. O que era para ser um momento de alívio tornou-se um pesadelo: muita espera em pé, filas enormes, aglomeração e incerteza quanto à imunização têm sido comuns na cidade, conforme denunciou a reportagem do Bom Dia São Paulo, da Rede Globo.

Cotia conta com dois polos de vacinação: em frente à Prefeitura e na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto. Diferentemente de outros municípios da região, Cotia não realiza agendamento online; em vez disso, no dia da vacinação do público-alvo, são distribuídas senhas. Assim que elas acabam, é encerrada a vacinação. Como é de se esperar, a demanda é muito maior que a oferta. Assim, muitos idosos que madrugaram na fila acabam não conseguindo obter sua senha, e ficando sem a dose.

Reportagem da Globo flagra centenas de idosos em fila, há horas, tentando conseguir senha para se vacinar contra a covid-19 (Reprodução/TV Globo

De acordo com a reportagem da Globo, a fila de idosos em Cotia começou por volta das 5h e as senhas passaram a ser distribuídas às 6h. Na sede da Prefeitura, eram 700 senhas para idosos que chegavam de carro ou a pé. Cotia tem cerca de 2 mil pessoas com idade a partir de 75 anos. Às 8h, todas as senhas já tinham sido entregues e sem previsão de retomada. Muitos idosos que estavam na fila precisaram voltar para casa sem saber quando serão vacinados.

Mas por qual razão os idosos correm para os pontos de vacinação logo no primeiro horário? O motivo é que Cotia conta com um único dia de vacinação e só retoma quando recebe um novo lote. Assim, quem tem a partir de 75 anos, só teve o dia de hoje para se vacinar. Para tentar garantir a imunização, muitos idosos não tiveram dúvidas: foram para a fila ainda de madrugada e aguardaram, em pé, pelo começo da distribuição das senhas. 

A reclamações nas redes sociais são constantes, confira:

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

OUTRO LADO

A reportagem do Giro procurou a Secretaria de Comunicação de Cotia, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.