Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vacina antirrábica: Santana de Parnaíba alerta para imunização de veterinários

Logo Giro
De acordo com o Instituto Butantan, instalado na capital paulista, a incidência da raiva voltou a crescer em 2022 no Brasil (Divulgação/Freepik)

Profissionais ligados ao segmento também devem procurar a unidade de saúde do município mais próxima, de segunda a sexta-feira, para tomar a vacina antirrábica

Médicos veterinários, auxiliares de veterinários, funcionários de pet shop, passeadores, protetores e demais profissionais da área que atuam em Santana de Parnaíba, fiquem atentos. Procure a unidade de saúde (UBS) mais próxima de sua residência para tomar a vacina antirrábica.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Importância da vacina antirrábica

A vacina antirrábica evita a disseminação da raiva, doença altamente contagiosa. Apesar de prevenível, já que há imunizante disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para casos de pré e pós-exposição, a raiva ainda mata 70 mil pessoas por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com o Instituto Butantan, instalado na capital paulista, a incidência da raiva voltou a crescer em 2022 no Brasil, apesar de ainda ser rara, com cinco novos casos entre humanos, dos 45 notificados desde 1986. Destas, 24 pessoas foram atacadas por morcegos; nove por cachorros; cinco por felinos; quatro por primatas como micos e macacos; dois por raposas; e apenas duas sobreviveram.

“A vacinação contra raiva humana tem duas indicações: prevenir a contaminação pelo vírus rábico de profissionais como veterinários, biólogos, funcionários de laboratórios e profissionais que trabalham em risco de se contaminar seja pela captura ou vacinação de animais, ou por trabalhar em zoológicos, entre outras funções, em esquema pré-exposição; e o esquema de pós-exposição para quem é atacado por um animal raivoso”, explica Neuza Frazatti Gallina, gerente de Desenvolvimento de Processos do laboratório piloto de vacinas virais do Instituto Butantan.

LEIA MAIS: Festival Risadaria diverte público de Santana de Parnaíba no feriado

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail