O governo estadual de São Paulo, em coletiva realizada hoje (16) no Palácio dos Bandeirantes, anunciou a nova fase do Plano SP: a fase de transição, que começa a valer no domingo (18) e vale por duas semanas, por conta da desaceleração de ocupação de leitos de UTI e do número de casos.
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), disse que o esforço de todos, a ampliação de leitos (que serão mantidos) e a vacinação tiveram resultado positivo, entretanto, “queremos dar passos seguros adiante, sem retrocedermos”, declarou. Ele frisou ainda que muitas das restrições da fase vermelha estão mantidas e que os cuidados (como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras) precisam ser mantidos.
A partir deste domingo (18) atividades comerciais poderão abrir das 11h às 19h, e os cultos poderão acontecer, porém, com restrições. A partir do dia 24, poderão funcionar os serviços como: restaurantes e similares (não vale para bares) e salões de beleza e barbearia (das 11h às 19h); e academias (das 7h às 11h e das 15h às 19h). O toque de recolher continua das 20h às 5h, assim como o escalonamento de entrada e saída do comércio, serviços e indústrias e o teletrabalho para atividades não essenciais. Dia 1° de maio haverá novos anúncios sobre o Plano São Paulo.