Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Unesp oferece cursos circenses online

Logo Giro
As aulas serão divididas em três atividades online (Foto: Freepik)

O Circo da Barra é um projeto que oferece cursos práticos e teóricos circenses, durante os meses de junho e julho. Localizado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, é um projeto de extensão universitária vinculado à Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

O projeto oferecerá três atividades online, sendo elas os “Encontros de estudos teóricos – Circos Comtemporâneos: O que muda, o que permanece?”, “Introdução criativa ao malabares – Bambolê” e “Introdução criativa ao malabares – Bolinha”.

Serão oferecidas 21 vagas para cada um dos cursos, sendo sete para a comunidade interna do Instituto de Artes da Unesp, sete para estudantes de outros campi da universidade e sete para a comunidade externa geral.

As aulas serão aplicadas pela plataforma Google Meets. Confira:

Encontros de estudos teóricos

Circos contemporâneos: o que muda, o que permanece?
Com Maria Carolina Vasconcelos Oliveira (pós-doutoranda, IA Unesp)
Segundas-feiras, das 17h às 18h
Dias 15, 22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho

Encontros teóricos, em grupo de estudos sobre o circo em suas formas contemporâneas. Encontros compostos por exposições teóricas, discussões sobre textos e apreciação de vídeos de cenas e espetáculos.

Acesse aqui  para realizar sua inscrição.

Introdução Criativa ao Malabares – Bambolê

Terças-feiras, das 16h30 às 18h
De 9 de junho até 28 de julho de 2020

O curso aborda um repertório básico de movimentações utilizando o bambolê com pesquisa, construção criativa e ação consciente das técnicas apresentadas. É necessário ter acesso à um bambolê para realizar o curso, mas não é necessária experiência prévia.

Introdução Criativa ao Malabares – Bolinha

Quartas-feiras, das 18h às 19h30
De 10 de junho até 29 de julho de 2020

O curso aborda movimentações básicas com objetivo de proporcionar o contato e a intimidade com o objeto (bolinhas). Busca proporcionar em aula momentos criativos com diálogo entre técnica e criação. Será necessário confeccionar as bolinhas (bexiga e alpiste), mas não é necessária experiência prévia.

Link do formulário  de inscrição para os dois cursos práticos de malabares.

Sobre o projeto

É um espaço democrático de partilha dos saberes circenses em suas múltiplas habilidades: comicidade e palhaçaria, acrobacias de solo, equipamentos aéreos, portagem e acrobalance, malabares, entre outros.

O projeto oferece cursos, oficinas, encontros e eventos, e tem se tornado um espaço de produção de conhecimento compartilhado entre comunidade interna e externa. Após a aposentadoria do professor Mário Bolognesi, os professores Vinicius Torres Machado e Lilian Freitas Vilela, assumiram a sua coordenação.

Receba nossas notícias em seu e-mail