Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Um dia após incêndio em área industrial de Barueri, aulas são retomadas em sete escolas

Logo Giro
Incêndio destruiu duas empresas, deixou mortos, feridos e afetou inúmeras famílias do Jardim Califórnia (Thazio Gomiero / Secom Barueri)

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Demutran seguem com as atenções voltadas para o Jardim Califórnia, em Barueri, após o incêndio de grandes proporções que atingiu empresas, casas e carros no fim da manhã de quinta-feira (26). Embora as chamas estejam extintas, moradores do local relataram ter visto focos de fumaça.

A região atingida foi isolada e houve cancelamento de aulas em dez escolas do entorno, nove municipais e uma estadual, mas hoje (27) as aulas foram retomadas, exceto nas Emefs Prof. Egídio Costa e Prof. Carlos Osmarinho de Lima, que, por determinação da Defesa Civil, permanecerão fechadas para perícia.

Os 43 idosos do Grupo Vida, que ontem foram transferidos para um local seguro, também poderão voltar às instalações após completa higienização do local. De acordo com informações da Prefeitura de Barueri, as duas pacientes internadas no Hospital Municipal de Barueri com queimaduras graves foram transferidas ontem para hospitais da capital paulista: o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Geral São Mateus. 

As outras seis vítimas atendidas pelos serviços de emergência da cidade tiveram ferimentos leves e foram liberadas ontem mesmo. Infelizmente uma mulher morreu carbonizada juntamente com seus três filhos, um dos quais uma bebê de 11 meses. 

Nota da empresa Química Araguaya
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a empresa Química Araguaya lamenta a ocorrência e os danos causados pelo incêndio na manhã da última quinta-feira, dia 26/08/2021, na unidade da empresa instalada em Barueri/SP.  

“A perda de vidas humanas causam dor e sentimentos incalculáveis. Nos solidarizamos com as famílias vitimadas e estamos prestando total auxílio aos atingidos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar o impacto desta ocorrência.

As equipes técnicas estão analisando as causas, com apoio das autoridades competentes e especialistas. Vale destacar que a Brigada de Emergência foi acionada e atuou rapidamente na execução das medidas de contenção e atendimentos pessoais. Agradecemos o apoio do Corpo de Bombeiros e autoridades constituídas, que nos apoiaram e continuando fornecendo fundamental suporte.

A Química Araguaya atua há mais de 30 anos no mesmo local, sem jamais ter tido qualquer tipo de ocorrência semelhante. Atestamos ainda que todos os laudos técnicos e licenças de operação estão rigorosamente em dia com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), o Corpo de Bombeiros e os órgãos competentes da Prefeitura de Barueri, que mantém o auto de vistoria de nossas dependências em dia.”

Receba nossas notícias em seu e-mail