giro

Últimos dias: Festa da Uva de Jundiaí termina no domingo (16)

Logo Giro
festa da uva
Evento ocorre no Parque da Uva (Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A entrada na Festa da Uva será gratuita, com a sugestão de doação de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade; confira mais

Termina neste fim de semana (15 e 16), a 40° Festa da Uva de Jundiaí e a 11º Expo Vinho. O tradicional evento que celebra a colheita da uva e a produção de vinhos locais, vem sendo realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú.

O funcionamento do Parque nos dias de Festa da Uva será: às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h. A entrada é gratuita, com a sugestão voluntária de doação de alimento não perecível para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.

Ao longo dos últimos finais de semana, segundo a Prefeitura de Jundiaí, brasileiros de mais de 300 Municípios diferentes registraram-se como visitantes, representando todos os 26 estados e o Distrito Federal, além de visitantes de outros países.

A Festa da Uva é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Associação Agrícola da cidade.

Festa da Uva de Jundiaí: em dados  

A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos atingiu a marca de 218 mil visitantes ao Parque da Uva, 28,5% a mais do que o número de pessoas para o mesmo período na edição passada. Somente entre os dias 07 e 09 de fevereiro, a Prefeitura contabilizou 90 mil visitantes na festa que é considerada a “Paixão de Jundiaí”.

Durante o terceiro final de semana de Festa da Uva foram também vendidas 31,2 toneladas de frutas, totalizando nesta edição 78,5 toneladas – número mais de 28% maior que o acumulado de três finais de semana em 2024.

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro, foram mais de 22 toneladas de uvas vendidas, 14,7 toneladas só de Uva Niagara Rosada de Jundiahy. Durante esta edição da Festa, já foram vendidas mais de 56 toneladas de uvas, mais de 2,7 mil litros de suco de uva e 2,5 mil potes de saladas de frutas, tudo isso somente comercializado na Vila das Frutas.

Mais de 200 mil pessoas já passaram pelo evento (Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Já as somatórias das demais frutas mais vendidas, além das uvas, são: 5,2 toneladas de figos, 4,5 toneladas de goiabas, 3,7 toneladas de pitaias, sem contar as ameixas, maracujás e pêssegos.

As doações de alimentos não perecíveis feitas pelos visitantes como ingresso solidário neste terceiro final de semana chegaram a 1,3 tonelada – totalizando 3,7 toneladas nesta edição.

O valor dos leilões das frutas premiadas, realizados sempre aos domingos no Palco Interno – Uva Niagara Rosada de Jundiahy, contabilizou R$ 6.600 arrecadados no último domingo (09). Também destinados ao Funss, os leilões nos três finais de semana totalizam mais de R$ 20,3 mil. As frutas premiadas são escolhidas às sextas-feiras e ficam expostas na entrada principal do Pavilhão Bem-vindo, antes do receptivo da Vila dos Colonos.

Festa da Uva de Jundiaí: saiba o que aproveitar

Entre os momentos mais especiais da Festa da Uva, destaca-se o “Brinde ao Pôr do Sol”, que acontece todos os sábados e domingos de festa, logo após o tradicional Cortejo da Uva chegar à frente do palco externo, que é emoldurado no fundo pela Serra do Japi.

“Este evento, que se tornou uma verdadeira tradição, convida todos a se reunirem para celebrar a beleza do pôr do sol jundiaiense. Com um cenário deslumbrante, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar um momento de conexão com a natureza, enquanto brindam à vida, alegria de viver, a amizade, o amor. A atmosfera é enriquecida por apresentações musicais e shows que animam o público, tornando a experiência ainda mais inesquecível”, destaca a Prefeitura de Jundiaí.

Entre os momentos mais especiais, destaca-se o “Brinde ao Pôr do Sol” (Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Festa da Uva: serviço
O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/n – Anhangabaú, e, durante a Festa da Uva, fica aberto das 18h às 22h, às sextas-feiras; das 10h às 22h, aos sábados; e das 10h às 21h, aos domingos.

A programação segue ainda nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A entrada é gratuita, com a sugestão voluntária de doação de alimento não perecível para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.

Os detalhes da programação podem ser consultados no site oficial da Festa.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo, Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail