Com a transferência digital, não há necessidade de comparecer a um cartório ou a alguma unidade do Detran-SP. Saiba mais
A Transferência Digital de Veículos (TDV) completou um ano no Estado de São Paulo, totalizando cerca de 50 mil transferências realizadas no período. O serviço promete trazer agilidade e segurança tanto para quem compra quanto para quem vende o automóvel, eliminando a necessidade de comparecer a um cartório ou a uma unidade do Detran-SP.
“A TDV transforma a compra e venda de veículos no estado de São Paulo. Se antes o cidadão precisava se deslocar até o cartório para reconhecer firma, depois ir em uma unidade do Detran levar essa documentação e eventualmente entrar em uma fila para emplacar o veículo, hoje ele consegue fazer tudo isso pelo celular”, ressaltou Vinícius Novaes, diretor de veículos automotores do órgão estadual.
Além disso, Novaes destacou a segurança da TDV, que utiliza o reconhecimento facial e a assinatura digital pela conta gov.br (níveis prata e ouro) como garantias de proteção. “Não recebemos nenhuma denúncia de fraude ou estelionato usando a plataforma. Conseguimos trazer um serviço mais ágil, veloz e seguro para o cidadão paulista”, ressalta o diretor.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Transferências digitais de veículos: como fazer
Quer transferir um carro digitalmente? Veja como fazer:
- Entre no aplicativo do Poupatempo;
- Selecione o serviço “Transferência Digital de Veículos”;
- Realize o reconhecimento facial e a assinatura digital (do vendedor e do comprador);
- Declare o endereço de residência; e
- Pague a taxa de transferência outros eventuais débitos do veículo.
Outras opções digitais
A chegada da Transferência Digital de Veículos faz parte de uma iniciativa de transformação digital no Detran-SP. Há também o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). este sistema agiliza a transferência de veículos entre concessionárias e lojas. O Detran-SP também conta com um novo portal digital para atender o cidadão.
O cidadão tem ainda a possibilidade de liberação automatizada de veículos recolhidos por eventual pendência no licenciamento, por exemplo. Além disso, o Detran-SP possibilita a baixa instantânea e totalmente digital de multas.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.