Evento contou com 7.766 alunos de 58 escolas municipais, além de escolas estaduais e particulares, somando quase 18 mil participantes
Na manhã de quinta-feira (7), sob um céu ensolarado e azul, a Prefeitura de Osasco promoveu as festividades em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico militar realizado na avenida dos Autonomistas. Pontualmente às 9h, com a presença do prefeito da cidade, Rogério Lins (Podemos), acompanhado por diversas autoridades, o desfile atraiu a participação de mais de 5 mil espectadores ao longo da principal via da cidade.
Sob o tema “O mundo da Literatura. Uma viagem pela História”, o desfile emocionou os presentes e foi transmitido ao vivo no canal de Youtube da Prefeitura de Osasco, nas redes sociais. O início do desfile foi marcado pelas apresentações das forças de segurança, que contaram com a participação de 12 entidades militares e 1.150 profissionais, incluindo o Batalhão de Choque do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), Exército, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, guarnição do Corpo de Bombeiros de Osasco e Defesa Civil.



Com o tema “Explorando o Mundo da Literatura: Uma Jornada pela História”, o evento atraiu a participação de mais de 5 mil pessoas na via principal da cidade (Divulgação/Secom PMO)
Desfile em Osasco conta com quase 18 mil participantes
Na sequência, o desfile continuou com a participação de 7.766 alunos de 58 escolas municipais, além de escolas estaduais e particulares do município, somando quase 18 mil participantes no total. Diversas entidades e a sociedade civil também se uniram à celebração, incluindo a Ordem dos Emancipadores, Acenbo, UAPO, Anjos da Guarda, Juventude Cívica de Osasco, Fito, Fundação Bradesco, Grupos de Escoteiros, Clubes dos Desbravadores, Aventureiros, dos Fuscas e Opalas, Moto Clubes, corporações musicais, AMME I, MOVA, Comissão Diocesana Pela Vida, entre outras.
O prefeito Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, da vice-prefeita, Ana Maria Rossi (PL), e do secretário de Educação, Cláudio Piteri, percorreu a pista do desfile, cumprimentando e parabenizando todos os participantes pela sua dedicação.
LEIA TAMBÉM: The Town 2023: linhas de trem e metrô funcionarão 24 horas
O 7 de Setembro é um evento histórico e significativo na formação da nação brasileira, marcando a Independência do Brasil, proclamada em 1822. Antes do desfile na avenida, uma cerimônia de hasteamento das bandeiras foi realizada em frente à Câmara Municipal, com o prefeito Rogério Lins hasteando a bandeira do Brasil, acompanhado da primeira-dama Aline Lins e da vice-prefeita Ana Maria Rossi. O presidente do Legislativo, Carmônio Bastos, hasteou a bandeira do Estado de São Paulo, junto ao deputado estadual Gerson Pessoa e outros representantes.


Professores, alunos e agentes das forças de segurança em Osasco (Divulgação/Secom PMO)
As comemorações da Semana da Pátria tiveram início no dia 2 de setembro, com um evento inédito no estacionamento da Prefeitura. Moradores e estudantes da região prestigiaram uma exposição bélica com viaturas e equipamentos militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Osasco, além de apresentações da Banda do Exército Brasileiro e fanfarras das Escolas Municipais de ensino fundamental. O hasteamento das bandeiras também marcou o evento, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Osasco, Secretaria de Comunicação, entre outros colaboradores.
O desfile cívico militar de 7 de setembro em Osasco é uma tradição que fortalece o espírito cívico da comunidade e celebra a independência do País de forma emocionante e grandiosa.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.