Ipec aponta que o candidato Teco ampliou a vantagem sobre a adversária que aparece em segundo lugar com 29% em Itapevi
Faltando cinco dias para as eleições municipais de 2024, um novo levantamento realizado pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), e encomendado pelo Jornal Giro, revela que o candidato a prefeito de Itapevi Marcos Godoy, popularmente conhecido como o Teco (Podemos), lidera a corrida eleitoral com 63% das intenções de voto.
A candidata Camila Godoi (PSB) aparece em segundo lugar, com 29%. A pesquisa também indica que 4% dos eleitores entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto outros 4% seguem indecisos ou preferiram não opinar.
Espontânea em Itapevi
Na pesquisa espontânea, o nome de Teco também é o mais lembrado. O candidato, que tem apoio do atual gestor Igor Soares (Podemos), atingiu 55% da preferência do eleitor. Camila Godoi chega a um total de 24%. Ainda neste quesito, 11% dos eleitores não souberam responder ou preferiram não opinar. Já outros 8% declaram que votarão em branco ou nulo.
Potencial de voto e rejeição
A pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, divulgada pelo Jornal Giro, revela um cenário consolidado entre os eleitores de Itapevi. De acordo com os dados, 70% dos entrevistados afirmaram que votarão com certeza em Teco (Podemos) para dar continuidade ao trabalho na Prefeitura. Por outro lado, 19% disseram que não votariam de forma alguma no candidato. Outros 9% afirmaram não ter conhecimento suficiente sobre Teco para formar uma opinião, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.
A mesma questão foi realizada envolvendo o nome de Camila Godói(PSDB) e 46% dos eleitores entrevistados garantiram que votariam com certeza nela para prefeito de Itapevi. Outros 31% apontaram que não votam de jeito nenhum em Camila Godói para gestora municipal. Já outros 21% alegaram que não a conhecem o suficiente para opinar, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.
Expectativa de vitória
A pesquisa Ipec também questionou os eleitores sobre quem eles acreditam que vencerá as eleições em Itapevi. Para 68% dos eleitores entrevistados, o candidato Teco, apoiado pelo atual prefeito Igor Soares, será o vencedor. Já 23% dos entrevistados acreditam que Camila Godói sairá vitoriosa nas urnas. Outros 9% não souberam responder ou preferiram não opinar.
Itapevi: prefeito Igor Soares tem 91% de aprovação.
Reeleito nas eleições de 2020 com 98% dos votos válidos, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), segue com altos índices de aprovação entre os moradores da cidade. Segundo a mais recente pesquisa do Instituto Ipec, encomendada pelo Jornal Giro e realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, o prefeito conta com a aprovação de 91% dos entrevistados. Em contrapartida, 7% dos participantes declararam desaprovar sua gestão e outros 3% responderam que não sabem.
O levantamento mostra uma pequena queda na avaliação de Igor Soares em comparação à pesquisa anterior, realizada em março, quando ele alcançava 92% de aprovação. O índice de reprovação teve alta, saindo de 3% no mês de março para 7% no levantamento feito em setembro. Já o percentual de pessoas que não souberam responder teve uma leve queda, passando de 5% no mês de março para 3% no levantamento mais recente.
Já quando a pergunta é como o eleitor avalia a administração, 84% dos entrevistados responderam que consideram a gestão ótima e boa. Outros 10% dos entrevistados apontaram que consideram o governo regular, enquanto 4% classificaram a gestão como ruim ou péssima. Ainda neste quesito, 2% não souberam ou não responderam.
Neste quesito a consulta também mostra uma leve redução no total de eleitores que consideram a administração como boa e ótimo. Em março esse total chegava a 86%. O total de eleitores que consideram a gestão regular se manteve em 10%, enquanto apenas 1% considerava o governo como ruim ou péssimo. Em março o total de pessoas que não souberam ou não responderam chegava a 3%.
Metodologia
A pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), encomendada pelo Jornal Giro, ouviu 504 eleitores, com idade a partir dos 16 anos, entre os dias 27 e 29 de setembro. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o nº SP-02166/2024, a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento quantitativo foi realizado por meio de entrevistas pessoais, com utilização de um questionário bem estruturado e equipe preparada.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.