Notebooks, lousas digitais, mesas virtuais, além de sistema Google For Education, são as inovações adotadas pelas administrações locais
Para muitos, a tecnologia é considerada uma ferramenta poderosa que colabora no aprendizado das crianças, jovens e adultos. O uso desse mecanismo ganhou força com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, uma vez que as aulas só foram possíveis por causa dos recursos tecnológicos. E agora, pós-pandemia, muitos gestores públicos têm intensificado os investimentos neste segmento.
Em Osasco, por meio do programa Conecta Oz, são disponibilizados kits a professores e alunos contendo computador físico e acesso virtual (em nuvens) e comunicação de dados móveis 3G/4G. Com tecnologia e configuração de ponta, este kit completo permitirá potencializar a experiência de aprendizado, garantindo ao aluno acesso a uma ampla variedade de conhecimentos, conteúdos e jogos educativos, os quais serão complementares à sua educação formal.
A iniciativa, desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação e de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e a Arlequim Technologies S/A, simplificará as atividades e maximizará o tempo e suas potencialidades. Isso porque o aluno receberá um notebook e um equipamento modem para conexão à internet e, por meio destes equipamentos, terá acesso ao computador virtual.
No computador virtual, o aluno contará com internet de excelente desempenho para pesquisas e estudos e o que é melhor, o computador virtual não fica obsoleto, porque as atualizações serão imediatas.
Já o professor, além de ter as facilidades oferecidas aos alunos, também terá acesso a softwares de comunicação, a programas pedagógicos e a soluções educacionais de apoio. Além disso, poderá realizar o lançamento de notas, frequências, registro de compromissos em agenda e registro de comunicados aos alunos.
Tecnologia na Educação de Barueri
Barueri é outro município que tem a tecnologia na Educação como prioridade. Além da entrega de 30 mil chromebooks, lousa digital em todas as escolas e aulas tecnológicas com projeção de alta performance são outras ferramentas.
Atualmente, as escolas da rede estão equipadas com kit de tecnologia composto de televisão smart e roteadores, equipamentos importantes para ingressar os alunos no mundo virtual. As unidades contam com Internet com fibra ótica.
Escola do Futuro com tecnologia em Itapevi
Já em Itapevi, por meio das Escolas do Futuro, foi implantado o sistema Google for Education, uma solução tecnológica para facilitar a vida de alunos e professores, permitindo o acesso a diferentes ferramentas educacionais gratuitas e aumentando o envolvimento das crianças e adolescentes no processo de aprendizado.

Todas as unidades de ensino fundamental ciclo I (1º a 5º ano) contam com chromebooks para utilização com os alunos com conexão à internet. Os chromes são notebooks desenvolvidos pela Google e utilizados como suporte pedagógico dentro e fora de sala de aula. Além disso, o município tem 3,8 mil aparelhos disponíveis para 38 unidades escolares, beneficiando cerca de 18,9 mil estudantes do 1º ao 5º ano.
Cotia: a tecnologia das lousas digitais
Além dos notebooks para todos os gestores escolares, a administração também fez a inclusão de lousas digitais para todas as escolas com ensino fundamental I e II; livros digitais acessíveis para os alunos com deficiência; ambiente Google for Education disponibilizado para todos os educadores e alunos em parceira com a editora OPET; formação de realidade aumentada de softwares de pensamento computacional, de uso de dispositivos móveis aplicados às metodologias ativas por meio do programa Mentalidades Matemáticas; além da parceria com a Rede Sesi Cotia, oferecendo robótica para alunos da rede (aproximadamente 400 alunos participantes).
Os próximos passos são a ampliação na distribuição de dispositivos móveis para alunos da rede e a formação continuada de uso pedagógico das tecnologias educacionais da plataforma Google Workspace for Education.
Já na cidade de Jandira, a Secretaria de Educação dispõe de notebooks, que foram entregues em 2021, diário de classe online e planejamento dos professores, que também é realizado de maneira virtual. Além disso, houve um avanço significativo da internet dentro das unidades escolares com o Programa Educação Conectada e o sistema que, de certa forma, tanto o OPET quanto o Aprova Brasil foram ferramentas que serviram para o desenvolvimento pedagógico tanto físico quanto virtualmente falando.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.