giro

SP terá novo aeroporto: obras em Olímpia começam em 2025

Logo Giro
aeroporto olimpia
O empreendimento será construído em uma área de 200 hectares (Divulgação/Prefeitura de Olímpia)

Com projeto da Infraero, o Aeroporto Internacional de Olímpia já tem investimentos, CEP e CPNJ definidos; confira mais detalhes

O estado de São Paulo vai ganhar mais um aeroporto. Com obras previstas para começarem ainda no primeiro semestre de 2025, o Aeroporto Internacional de Olímpia, no interior paulista, já tem CEP e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) definidos. As informações foram divulgadas nesta quarta (02).

O projeto é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo a administração municipal de Olímpia, o anúncio do CNPJ, como filial da Infraero, foi realizado durante visita do deputado federal Fernando Marangoni (União – SP) à cidade. Marangoni é membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

“Quero agradecer ao deputado Marangoni, que tem feito um trabalho em Brasília, para garantir a implantação do nosso aeroporto. A gente precisa monitorar, para não deixar o assunto esfriar, e é isso que tem sido feito e em breve, teremos nosso aeroporto em pleno funcionamento”, ressaltou o prefeito Geninho Zuliani (União-SP).

Sob o número 00.352.294/0220-09, o cadastro tem como nome fantasia Aeroporto de Olímpia e foi aberto no dia 21 de março de 2025”.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Aeroporto de Olímpia: mais detalhes do empreendimento

Os Correios também já definiram o CEP do Aeroporto de Olímpia, que é o 15403-899. Quando é realizada busca no site da empresa, consta como Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto, onde será a implantação do terminal.

O empreendimento será construído em uma área de 200 hectares, adquirida pela Prefeitura, localizada 20 quilômetros de Olímpia, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda.

Com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo no futuro se expandir para 2.500 metros, o aeroporto estima chegar a ter capacidade para atender cerca de um milhão de passageiros por ano.

O local poderá receber grandes aeronaves de carga, com um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiar, simultaneamente, até 6 aeronaves tipo boeing ou Airbus. A ainda segundo a Prefeitura de Olímpia, o espaço irá alavancar a economia da cidade, em virtude de seu potencial turístico e o desenvolvimento regional.

Espaço terá uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura (Divulgação/Pexels e Prefeitura de Olímpia)

A construção do aeroporto conta com um investimento inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão fundamentais para custear as obras e desenvolver uma infraestrutura moderna e eficiente.

Em outubro de 2024 foi publicada portaria do Ministério de Portos e Aeroportos que federalizou o futuro Aeroporto de Olímpia, passando para a Infraero a responsabilidade pela implantação, administração, operação e exploração do equipamento.

A expectativa é iniciar as obras ainda no primeiro semestre de 2025. O espaço promete fortalecer o turismo local, facilitar o acesso de visitantes de diferentes regiões do País e do exterior e impulsionar o desenvolvimento econômico do interior paulista.

“Nosso trabalho em Brasília, assim como o do Geninho, é de fortalecimento dos municípios. Faço parte da Comissão de Viação e Transportes para garantir que o Aeroporto de Olímpia saia do papel, para transformar ainda mais essa cidade que é uma potência no Estado de São Paulo, e no Brasil”, disse o deputado Fernando Marangoni. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Relacionado

Receba nossas notícias em seu e-mail