Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Setor de Serviços cresce 2,3% em 2023, segundo IBGE

Logo Giro
Setor de Serviços teve variação positiva de novembro para dezembro do ano passado (Divulgação/Freepik)

Um dos mais importantes no País, o setor de Serviços é destaque também na Região Metropolitana Oeste da Grande SP, inclusive na geração de empregos

O segmento de Serviços é um dos mais significativos para a economia brasileira, sendo muito forte também nas cidades da Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 2,3% em comparação ao ano anterior, 2022, em todo o País. Esse foi o 3º ano seguido de aumento, panorama que não ocorria desde o período de 2012-2014.

Serviços: dezembro de 2023

Em dezembro de 2023, o volume de serviços no Brasil apresentou variação de 0,3% frente ao mês de novembro. É o 2º resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 1,2% nos dois últimos meses do ano passado.

Em comparação a dezembro de 2022, o volume de serviços obteve retração de 2,0%, queda mais intensa desde janeiro de 2021, quando recuou 5,0%.

No indicador acumulado nos últimos 12 meses, o setor mostrou perda de dinamismo ao passar de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023. Em dezembro de 2023, o segmento de Serviços estava 11,7% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 1,7% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

A variação positiva de 0,3% do volume de serviços de novembro para dezembro de 2023 foi acompanhada por três de cinco atividades, com destaque para os avanços alcançados pelos setores de transportes (1,3%), interrompendo uma sequência de quatro resultados negativos seguidos, com perda acumulada de 5,4%; e dos serviços prestados às famílias (3,5%), acumulando um ganho de 6,8% entre novembro e dezembro. O outro resultado positivo ficou com os serviços de informação e comunicação (0,2%), que emplacaram o 3º avanço seguido, com ganho acumulado de 1,8%.

Setor de Serviços cresce 2,3% em 2023, segundo IBGE
Transporte foi uma das atividades que destacou-se em 2023 no Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM: Lucro do Bradesco, sediado em Osasco, cai 21,2% em 2023

Serviços: setor que mais emprega na região

O setor de Serviços é muito importante na região metropolitana oeste de SP já que é um dos que mais empregam nos últimos anos. De janeiro a dezembro de 2023, o segmento registrou saldo positivo de 12.261 em nove municípios, sendo que em sete deles foi o principal setor que contratou no ano passado.

O melhor resultado foi em Osasco, com saldo positivo de 3.757 novas vagas com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2º lugar vem a cidade de Santana de Parnaíba, com 2.337 novos postos de trabalho.

Cotia e Cajamar ocupam a 3ª e 4ª colocação, com saldo positivo de 2.052 e 1.324, respectivamente, em 2023. O município de São Roque registrou 739 novos empregos.

Já Jandira teve 299 vagas, segundo dados do Caged. Pirapora do Bom Jesus teve 293 admissões no ano passado. E Vargem Grande Paulista, 220.

Apenas em Jandira e em Vargem Grande Paulista, o segmento de Serviços ficou em 2º lugar no quesito empregabilidade. Na primeira cidade, destacou-se a área Industrial no ano passado. Na segunda, o setor de Comércio.

LEIA MAIS: Caged de dezembro: cidades tiveram saldo negativo de quase -10,4 mil vagas

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.