Se encerra nesta quinta-feira (28), o Serviço 710 da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). A operação unia linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas, conectando as cidades de Jundiaí e Rio Grande da Serra, sem a necessidade de baldeação.
Com a mudança, todos os passageiros dessas duas linhas deverão desembarcar na estação Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, será necessário realizar a transferência no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6. Em virtude das alterações, os usuários do antigo serviço irão gastar mais tempo no deslocamento do transporte público.
Criado em 2021, o “Serviço 710” integrava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, oferecendo viagens sem baldeações, intervalos menores e mais conexões com outras linhas. Por meio da operação, houve uma “superlinha”, com 31 estações e 100 quilômetros de extensão.
Na época, a CPTM destacou que a medida traria viagens mais rápidas e comemorou, em seu primeiro aniversário, a redução na necessidade de várias baldeações para “centenas de milhares de pessoas todos os dias”.
Atualmente, estação Barra Funda concentra três linhas de trem da CPTM e uma de metrô, ficará ainda mais movimentada. As linhas 10-Turquesa e 11-Coral transportam, juntas, cerca de 900 mil passageiros por dia.
A alteração nas linhas 7 e 10 dá continuidade às mudanças iniciadas na segunda-feira (25), quando a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda iniciou em dias úteis.
O novo trajeto da Linha 11 funciona diariamente em todo o horário comercial (4h às 24h), permitindo que passageiros do Alto Tietê e da zona leste cheguem diretamente à zona oeste da capital.
Como vai ficar a operação do antigo Serviço 710
Por conta das modificações, a Linha 7-Rubi vai “encurtar”: passará a ligar Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda, encerrando seu trajeto que seguia até a Luz.
Além disso, a Linha 10-Turquesa será estendida de Rio Grande da Serra até o terminal Palmeiras-Barra Funda. A Linha 11-Coral também terá o trajeto ampliado — da Luz até a Barra Funda — em horários específicos.
Segundo a CPTM, a estação Barra Funda foi escolhida para concentrar as baldeações por ter maior capacidade de receber os novos fluxos. “Ela tem dez plataformas, um amplo mezanino e uma área de circulação bastante adequada”, explicou Iran Leão, gerente de operações da companhia.
Estação Barra Funda da CPTM como HUB


Espaço irá reunir linhas da CPTM, do Metrô e da ViaMobilidade (Divulgação/Governo do estado de SP)
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, as ações transformam a estação Palmeiras-Barra Funda em um hub ferroviário da capital, que une linhas da CPTM e do Metrô.
Junto dessas linhas e do Expresso Aeroporto, a estação também conecta a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 8-Diamante de trens metropolitanos e terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, além de estar próxima a universidades, casas de shows e equipamentos culturais.
“Os passageiros estão sendo informados pelos meios de comunicação de forma massiva e receberão orientação por avisos sonoros em todos os trens e todas as estações. Os colaboradores da estação Palmeiras Barra-Funda estão preparados para auxiliar os passageiros durante os seus deslocamentos”, afirma a CPTM.
Mudanças na CPTM: Linha 7-Rubi será administrada por outra empresa
O fim do Serviço 710 coincide com o momento em que a concessionária TIC Trens inicia a fase de transição para assumir a operação da Linha 7-Rubi. As medidas vão até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo.
Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).


TIC vai ligar a capital a Campinas (Divulgação/Governo do Estado de SP)
No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h.
A rota terá capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.
O contrato de concessão, elaborado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, não prevê a continuação do serviço unificado. Ele sequer é mencionado no documento de 420 páginas, que deixa claro que a Linha 7 ligará a estação Barra Funda a Jundiaí.
*com informações do G1
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






