giro

Segurança: Santos, Itanhaém e Praia Grande são destaques em ranking

Logo Giro
santos
Santos ficou em 4º lugar do Ranking (Divulgação/Prefeitura de Santos)

Santos, Itanhaém e Praia Grande estão entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes mais seguras do Brasil; saiba mais

Santos, Itanhaém e Praia Grande estão entre as 10 cidades litorâneas com mais de 100 mil habitantes mais seguras do Brasil. Os dados são do “Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, desenvolvido pela empresa MySide e que compila os dados de mortes registradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e IBGE.

As informações foram divulgadas em outubro. Para calcular o índice, é analisado os dados de todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2023 no Brasil, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.

O ranking de praias mais seguras do país, ficou organizado em 1º – Palhoça (SC), 2º – São José de Ribamar (MA), 3º – Itajaí (SC), 4º – Santos (SP), 5º – Paço do Lumiar (MA), 6º – Florianópolis (SC), 7 º – Itanháem (SP),8º –  Praia Grande (SP), 9 º – Parnamirim (RN) e 10º – São José (SC).

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Praias mais seguras: detalhes sobre Santos

De acordo com o levantamento, a marca registrada Santos é de 9,1 homicídios a cada 100 mil habitantes. Em comparação, Japeri (RJ), última colocada no índice geral de segurança, possui taxa de violência 21 vezes maior que em Santos.

Palhoça (SC), primeira colocada, aponta 5,9 homicídios a cada 100 mil habitantes. A quantidade de ocorrências de homicídio pelo número de munícipes foi o principal indicador para classificar as cidades.

IDH e outros fatores são destaque na cidade (Divulgação/Prefeitura de Santos)

Segundo a MySide, detentor do maior complexo portuário da América Latina, Santos também é o município litorâneo mais populoso de São Paulo e, ainda assim, apresenta bons índices de qualidade de vida.

O município também integrou a lista das melhores cidades de praia para morar em 2023, uma vez que ele apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) alto em relação à média brasileira.

A pesquisa destacou como exemplo da preocupação ambiental da praia santista são os Jardins da Orla de Santos, que formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.

Praias mais seguras: informações sobre Itanhaém

Segurança: Santos, Itanhaém e Praia Grande são destaques em ranking
Cidade apareceu em 7º lugar no ranking (Divulgação/Prefeitura de Itanhahém)

Itanhaém está localizada na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo. O município paulista tem uma população de cerca de 110 mil pessoas e um índice de violência de 10,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

Ao lado de outros 15 municípios paulistas, a cidade também é uma das estâncias balneárias de São Paulo, recebendo incentivo financeiro extra para promover o turismo regional.

O local é conhecido pelas praias, cachoeiras, rios, mata atlântica quase intocada e os casarões históricos – já que junto de São Vicente, Itanhaém é umas das cidades mais antigas do país.

Praias mais seguras: informações sobre Praia Grande

Município apareceu em 8º no ranking (Divulgação/Prefeitura de Praia Grande)

Praia Grande fica no Litoral Sul da Região Metropolitana da Baixada Santista. Com uma população estimada de 360 mil pessoas no fim de 2023, ela é a segunda cidade mais populosa do litoral de São Paulo.

A 72 km da capital de SP, o índice de violência do local é de 10,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Vale lembrar também que, durante a temporada de verão, Praia Grande recebe mais de 1 milhão de turistas.

O litoral do município soma 22,5 quilômetros de extensão e faz divisa com a cidade de São Vicente, a praia mais segura do país, como já pontuado.

Ao todo, Praia Grande possui 12 praias, com infraestrutura de qualidade: Forte, Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Vila Mirim, Vila Caiçara, Jardim Real, Balneário Flórida e Solemar.

“A economia municipal é movida pelo turismo, prestação de serviços e área comercial. Além disso, para quem deseja fazer morada por lá, a rede municipal de ensino também se destaca. Isso porque as unidades municipais oferecem o Programa SuperEscola, em que os alunos têm atividades esportivas e culturais no contraturno, como natação, surfe, atletismo, teatro e dança”, afirma a MySide.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail