Ao GIRO, a educadora física, palestrante e influencer de esporte que reside em Alphaville afirma: “A melhor hora para iniciar é hoje”
O processo de envelhecimento é inevitável, mas a forma como escolhemos vivê-lo pode fazer toda a diferença em nossa qualidade de vida e bem-estar. Para aqueles que decidiram enfrentar esse desafio com saúde e longevidade, a educadora física, palestrante e influencer de esporte, Lud Carnevale, tem um recado importante: “o exercício físico é condição inegociável para alcançar esse objetivo”.
Com uma base sólida de mais de 56 mil seguidores no Instagram (@ludcarnevaleoficial), Lud Carnevale, que reside em Alphaville, é reconhecida como embaixadora da saúde e mentora comportamental, e seu método tem ajudado pessoas a adotarem uma rotina de atividades físicas que pode ser seguida em qualquer lugar, seja em casa ou mesmo durante as férias.
Lud Carnevale: treinos curtos e diários no centro das atenções
“O nosso método possibilita que você tenha treinos eficientes todos os dias em apenas 20 minutos, tornando a atividade física uma frequência constante em sua vida, sem exceções, seja em um dia de semana comum ou mesmo em um feriado”, explica Lud à reportagem do GIRO. Em sua metodologia, a profissional prioriza treinos curtos e diários que estabelecem a atividade física como hábito.
Segundo Lud, esse é o pilar-chave para uma longevidade saudável, pois a construção de músculos, sistemas neurais e hormônios resultantes do exercício físico não são produzidos por medicamentos, mas sim pelo movimento do corpo. “Portanto, o foco nos treinos diários é fundamental para alcançar um envelhecimento ativo e saudável”, pondera.
LEIA TAMBÉM: Barueri: veja as atrações para curtir nas férias de julho
Para aqueles que já estão na terceira idade, Lud Carnevale enfatiza que nunca é tarde para começar a praticar exercícios físicos. “A melhor hora para iniciar é hoje”, destaca a educadora física. Ela alerta que reduzir o potencial dos exercícios, concentrando-se apenas na musculação, seria um erro. “É importante focar em treinos de força, mas isso não necessariamente requer frequentar uma academia. O estímulo certo, na intensidade adequada e pelo tempo necessário, pode ser adaptado por um bom profissional da área de educação física, independentemente do local onde a pessoa esteja praticando as atividades”, diz.
“O ambiente sempre vence”
“A terceira idade precisa se movimentar e o treino mais específico para ela são os treinos de força. Mas, para treinar força, não é preciso estar exclusivamente na musculação. O próprio peso corporal pode ser utilizado como sobrecarga em diversos exercícios, que podem ser realizados em casa ou em outros locais”, esclarece Lud.
A influência da pandemia na saúde e nos hábitos de vida das pessoas é um tema que não pode ser ignorado. Lud Carnevale destaca que a pandemia trouxe à tona a importância de combater o sedentarismo e a obesidade, que se tornaram vilões das doenças que podem levar ao óbito. Seu chamado é para que as pessoas se unam em grupos que busquem saúde, qualidade de vida e boa alimentação, sempre orientados por um método efetivo.
“O movimento acontece no ambiente e o ambiente sempre vence. Se você está em um ambiente que promove a busca pela saúde, é mais provável que você siga esse caminho”, afirma a educadora física.
Seja qual for a fase da vida em que nos encontramos, a mensagem de Lud Carnevale é clara: a atividade física é uma aliada poderosa para envelhecer com saúde, melhorar a qualidade de vida e alcançar a longevidade. É por meio de treinos diários, curtos e adaptáveis a diferentes situações, que será possível construir um futuro mais saudável e ativo, garantindo qualidade de vida. “Quando você entende que o seu corpo é o templo, você não treina só para emagrecer e sim para se cuidar”, finaliza.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.