Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

São Roque conquista R$ 4,1 mi para revitalização da Brasital

Logo Giro
A Brasital foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo (Divulgação / Alesp / Miguel Schincariol)

Fundada em 1890, a fábrica localizada em São Roque, considerada um patrimônio histórico, teve forte impacto na cultura e economia locais

Prestes a encerrar o ano de 2023, o prefeito de São Roque, Guto Issa (Podemos), revelou nessa quinta-feira, 21 de dezembro, a celebração de um novo convênio com o Governo do Estado de São Paulo, direcionado para a revitalização da icônica Brasital, um dos patrimônios históricos mais importantes do município. A ação destina recursos do Dadetur para o centro cultural são-roquense e foi oficializada durante um evento no Palácio dos Bandeirantes.

“O ano está chegando ao fim, mas as boas notícias continuam. São mais R$ 4,1 milhões para a revitalização merecida pela nossa Brasital, agora na Fase 2 da obra. Agradeço ao Governo do Estado por este presente de Natal para São Roque”, declarou o prefeito.

Brasital: muito além de um ponto turístico de São Roque

A Fase 1 da revitalização da Brasital já está em andamento na cidade e contempla a implementação de nova infraestrutura elétrica, hidráulica (com rede de água fria e esgoto) e um sistema de proteção e segurança contra incêndios.

Adicionalmente, os trabalhos incluem a revitalização do Salão Prof. Gentil de Oliveira, assim como a instalação de calçadas e rampas acessíveis para garantir acesso facilitado a todos nos principais edifícios.

Brasital promove inúmeros projetos para os munícipes (Divulgação / Secom)

Fundada em 1890, Brasital teve forte impacto na cultura e economia local
A Brasital preserva os antigos galpões da produção de tecidos de algodão, além de oferecer uma trilha ecológica aos visitantes. Fundada em 1890 por Enrico Dell´Acqua, a fábrica teve forte impacto na cultura e economia local.

No auge, a empresa empregava 80% da mão-de-obra da região, expandindo-se para outras cidades. Encerradas as atividades em 1970, o local foi transformado em patrimônio público em 1989, abrigando agora o Centro Educacional e Cultural Brasital.

Atualmente, o complexo abriga departamentos educacionais e culturais da prefeitura, além de museus, bibliotecas e espaços para eventos. Localizado na avenida Arcaí, 280, Vila Aguiar, o Centro é aberto para visitação gratuita diariamente das 9h30 às 16h, oferecendo estacionamento e sanitários. Telefone para contato: (11) 4784-3076.

Além das construções históricas, a Brasital possui 30 mil metros quadrados de mata, destacando-se a trilha ecológica “Caminho das Águas”, com aproximadamente dois quilômetros de extensão.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe a transmissão do PodClaudia! com o Comandante Hamilton

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail