A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de veranico, provocado por um bloqueio atmosférico, que manterá o tempo seco em grande parte do Estado entre sábado (18) e sexta-feira (24). O período será marcado pela ausência de chuva, baixa umidade relativa do ar e variação acentuada de temperatura entre as manhãs e as tardes.
A previsão indica manhãs com temperaturas mais amenas e tardes mais quentes, cenário que favorece maior amplitude térmica ao longo do dia. Nos horários mais quentes, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% em grande parte do território paulista.
Segundo a Defesa Civil, a condição exige atenção na maioria das regionais do Estado. O tempo seco pode provocar desconforto, agravar doenças respiratórias e causar irritação nos olhos e na pele, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com maior sensibilidade.
Além dos impactos à saúde, a combinação de calor e baixa umidade aumenta o risco de incêndios em áreas de vegetação.
Leia também
Veranico: Defesa Civil orienta população
Diante da previsão, a Defesa Civil recomenda que a população adote medidas para minimizar os efeitos do tempo seco:
- Mantenha-se hidratado durante o dia;
- Evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes;
- Reduza a exposição prolongada ao sol e utilize proteção adequada;
- Umidifique os ambientes sempre que possível;
- Não faça queimadas nem descarte bitucas de cigarro ou materiais que possam provocar incêndios.

A Defesa Civil informou que continuará monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os alertas pelos canais oficiais. Em situações de emergência, os telefones disponíveis são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.
Clima: El Niño pode influenciar nos próximos meses
Embora o período de tempo seco previsto para esta semana esteja associado à atuação de um bloqueio atmosférico, especialistas acompanham outro fator que pode influenciar o clima brasileiro nos próximos meses: o El Niño.
O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial e costuma alterar os padrões de temperatura e chuva em diferentes regiões do planeta. No Brasil, seus efeitos variam conforme a intensidade e a época do ano, podendo provocar mudanças no regime de precipitação e favorecer períodos de calor acima da média em algumas regiões.
Meteorologistas ressaltam, porém, que ainda é necessário acompanhar a evolução das condições oceânicas e atmosféricas para avaliar a intensidade dos impactos sobre o Estado de São Paulo durante o restante do inverno e a primavera.
__
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.





