Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

São Paulo supera Minas Gerais no consumo de pão de queijo

Logo Giro

No dia 17 de agosto se comemora o Dia Nacional do Pão de Queijo, um produto típico mineiro, e dados mostram que São Paulo consome 10.211 toneladas do produto, conforme aponta uma pesquisa da ECD de São Paulo, uma das consultorias mais especializadas em Food Service.

Rio de Janeiro é o segundo estado que mais consome com 5.920 toneladas e Rio Grande do Sul que consome 4.854. Minas aparece em 4º lugar do mercado em volume, com 4.364 toneladas consumidas ao mês.

No Brasil, o pão de queijo está em toda parte e é um aliado para diversas ocasiões, especialmente junto a um cafezinho, outra preferência nacional. A iguaria típica brasileira também conquista turistas e vem ultrapassando fronteiras, chegando a mercados internacionais.

História
A invenção do pão de queijo foi por necessidade, já que comida à época era bastante escassa, numa terra ainda em povoamento. Durante a Colonização, não existia trigo no Brasil e trazer de Portugal ficava muito caro, além de demorar muito para chegar. A mandioca era um tubérculo nativo e bastante apreciado pelo índios.

Os escravos passaram a comer mandioca cozida e a partir de então foram criando novos alimentos e ingredientes à base de mandioca, como a farinha. Ralavam a mandioca bem fininha e peneiravam. As escravas, nas cozinhas das fazendas, começaram a amassar a mandioca até que ficasse com textura de goma. Colocavam para ressecar ao sol e desidratada virava um pó branco. Descobriram que sem fermentar, o sabor era meio adocicado. Fermentado, o sabor era azedo. Assim, das senzalas e cozinhas dos casarões, pelas mãos das escravas, no século XVIII, surgiu o polvilho doce e azedo.

Os portugueses que viviam no Brasil careciam de uma alimentação melhor. Necessitavam de pão e outros alimentos que consumiam na Europa. Mas para fazer o pão, não tinha trigo. Então, assim o polvilho começou a ser usado como substituto do trigo e dai foi se desenvolvendo o pão. Diferente do que era comido na Europa, mas era pão com polvilho. E, para melhorar o sabor, acrescentavam queijo. Daí surgiu pão de queijo. Mas foi somente a partir da década de 1950 que o Pão de Queijo começou a ser conhecido em todo o Brasil e hoje é famoso no mundo.

No dia 17 de agosto, comemora-se oficialmente o Dia do Pão de Queijo e, mesmo que haja divergências sobre quando surgiu essa paixão nacional, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há mais de dois séculos.

Receba nossas notícias em seu e-mail