Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Santana de Parnaíba reforça vacinação contra dengue e influenza

Logo Giro
Para a imunização, levar RG e carteirinha de vacinação (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Basta comparecer à UBS ou USA mais próxima da sua residência. O horário de vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Você já tomou a vacina da Influenza ou levou seu filho para tomar a da gripe e da dengue? Algumas cidades têm intensificado a campanha de vacinação nas Unidades Básicas e Avançadas de saúde como Santana de Parnaíba.

Crianças e adolescentes de dez a 14 anos estão recebendo o imunizante da dengue. O Ministério da Saúde estipulou esta faixa etária porque é o grupo com maior número de internações por dengue. Já a vacina contra a influenza está sendo aplicada em maiores de 6 meses. 

Para se vacinar, basta comparecer à UBS ou USA mais próxima da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, portando RG e carteirinha de vacinação. Caso você não seja homologado no sistema da Prefeitura, recomenda-se levar um comprovante de residência.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

Vacinação conta a dengue: duas doses

Para uma proteção completa contra a doença são necessárias duas doses do imunizante, com um intervalo de 90 dias. Outro ponto importante: caso a criança ou adolescente tenha quer tomar qualquer outra vacina, é necessário esperar, pelo menos, 30 dias após a imunização contra a dengue.

Para quem não sabe, a vacina da dengue, conhecida como Qdenga, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2023, visando a redução das complicações da doença, que podem levar à hospitalização e ao óbito.

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes. No Brasil, a doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

A dengue pode causar os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. Nos quadros mais graves, podem surgir manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes.

Para evitar que a dengue e outras variantes – como o Zika Vírus e a Chikungunya – transmitam a doença, medidas simples podem ser tomadas, como: uso de telas nas janelas; repelentes em áreas com foco de transmissão; evitar água parada em pneus, vasos de plantas e garrafas; tapar os tonéis de água e manter as lixeiras bem fechadas; além da vedação dos reservatórios e caixas de água; e a desobstrução de calhas, lajes e ralos.

Santana de Parnaíba reforça vacinação contra dengue e influenza
A vacinação contra a influenza é voltada para maiores de 6 meses (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Prevenção contra a gripe

Já a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. 

Os principais sintomas da gripe são: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e secreção nasal, mas a doença pode apresentar também sintomas como diarreia, vômito, fadiga e calafrios. A pneumonia é uma das principais complicações causadas pela gripe, levando até à internação.

Confira dicas de prevenção: 

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; 

– Utilize lenço descartável para higiene nasal;

– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir; 

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; e

– Evite aglomerações e ambientes fechados. Procure manter os ambientes ventilados.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail