Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Sabesp unifica atendimento ao cliente e facilita os serviços

Logo Giro
Companhia que abastece de água milhões de paulistanos, desativa o 195 (Divulgação/Redes Sociais Sabesp)

Companhia desativa o número 195 e passa a atender exclusivamente pelo 0800 055 0195 a partir de 1º de outubro

Responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de SP, a Sabesp passa a ter o atendimento telefônico unificado a partir de 1º de outubro. Ou seja, o número 195 será desativado e os clientes passar]ao a ligar para o 0800 055 0195 da companhia. As ligações são gratuitas. Além do 0800, há os canais e o atendimento por mensagem de texto pelo WhatsApp Sabesp (11 3388-8000).

Sabesp segue decisão

A desativação do telefone 195 segue uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, de acordo com a Sabesp, não terá nenhum impacto no atendimento aos clientes. A central 0800 055 0195 funciona 24 horas todos os dias e dá acesso aos serviços. A companhia recomenda manter o cadastro sempre atualizado. A atualização de cadastro pode ser feita também pelo 0800 055 0195, quando necessário.

A Sabesp também disponibiliza seus canais digitais de relacionamento, que oferecem diversos serviços. São eles: Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/) e Chat (https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo). O cliente pode consultar débitos, emitir a segunda via da conta, informar falta d’água ou vazamentos, além de solicitar ligação de água e de esgoto, mudança de titularidade, entre outros serviços. A companhia também tem um canal exclusivo para pessoas com deficiência auditiva ou de fala pelo 0800 016 0195.

Atendimento presencial na Sabesp

Para o cliente que preferir o atendimento presencial, pode verificar a unidade mais próxima e consultar o agendamento nas agências que oferecem essa facilidade na Agência Virtual Sabesp, no seguinte endereço: https://agenciavirtual.sabesp.com.br/canais-atendimento

Sistemas que abastecem a região metropolitana oeste da Grande São Paulo

Sabesp unifica atendimento ao cliente e facilita os serviços
O Sistema Cantareira é o maior da região metropolitana de São Paulo (Divulgação/Redes Sociais Sabesp)

De acordo com informações da Sabesp, são três os sistemas de abastecimento que levam água para as casas dos munícipes das 12 cidades que compõem o Cioeste*. O Sistema Cantareira é o maior da região metropolitana de São Paulo. A capacidade da estação de tratamento é de 33 mil litros de água por segundo destinados a 6,5 milhões de pessoas das Zonas Norte, Central e partes das Zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André. O sistema é formado pelos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro).

Já a água do Sistema Alto Cotia vem da represa Pedro Beicht, formada pelos rios Capivari e Cotia do Peixe. A captação é feita na represa da Graça e transportada para a Estação de Tratamento Morro Grande. A produção de 1,2 mil litros de água por segundo abastece cerca de 410 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.

Outro sistema que abastece as cidades da região metropolitana Oeste, entre outras, é o São Lourenço, o mais recente implantado em São Paulo. Ele foi inaugurando em abril de 2018 com o objetivo de abastecer cerca de 2 milhões de pessoas da região da Grande São Paulo, principalmente habitantes dos municípios de Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista e Santana do Parnaíba. A fonte da água é a represa da Cachoeira do França, que fica a 70 km de São Paulo. Este sistema armazena 75 milhões de litros, tem uma estação de bombeamento de água bruta, uma estação de tratamento de água e ainda 83 quilômetros de adutoras, entre outras estruturas.

Jornalismo regional de qualidade

Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Sabesp unifica atendimento ao cliente e facilita os serviços
A Sabesp 375 municípios do Estado de SP (Divulgação/Sabesp)

Receba nossas notícias em seu e-mail