O tempo seco e as poucas chuvas próprias desse período do ano têm preocupado muito as autoridades brasileiras, e também os cidadãos, acerca de uma possível crise hídrica. Somado a isso, a devastação de florestas e o assoreamento de rios e nascentes, que tem crescido vertiginosamente em no País, soa como um alerta de que é preciso melhorar a gestão dos recursos naturais com um todo, assim como conscientizar pessoas físicas e jurídicas de que sem a natureza e sem a água não existe vida.
Questionados pela reportagem do Giro S/A sobre a real situação de falta de água na região oeste da Grande São Paulo, a Sabesp respondeu que não há risco de desabastecimento neste momento. Até 3/9, o Sistema Integrado operava com 43,3% de sua capacidade, nível similar, por exemplo, aos 44,0% de 2018, ano que não registrou problemas no abastecimento.
A concessionária informou ainda que as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista são atendidas pelo Sistema Integrado Metropolitano, formado por sete mananciais (Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço). “Isso permite transferências de água rotineiras entre regiões, de acordo com a necessidade operacional, dando mais segurança ao abastecimento”, reforçou a Sabesp.
Sobre Araçariguama, a Sabesp informou que o principal manancial de abastecimento é o Ribeirão do Colégio, onde é feita a captação de água bruta. “O abastecimento está normal para esta época do ano, ainda que haja diminuição do nível dos mananciais”, disse a concessionária.
Uso consciente de água
Mesmo negando a falta de água na região, a Sabesp reforça a necessidade do cidadão usar conscientemente a água recebida, e deu algumas dicas úteis:
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, entre outras. Não utilize mangueiras.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.