giro

Ranking: SP, Barueri e Parnaíba entre as cidades mais inteligentes de 2025

ranking
São Paulo caiu uma posição no ranking de competitividade (Divulgação/Prefeitura de SP)

Das cidades cobertas pelos Jornal Giro, cinco aparecem entre as 100 cidades mais inteligentes no Ranking Connected Smart Cities 2025, um dos mais importantes levantamentos sobre inovação e desenvolvimento urbano do Brasil. O resultado foi divulgado na terça-feira (23), na cerimônia de premiação no Expo Center Norte, em São Paulo.

No ranking geral, a capital paulista aparece na 4ª posição, enquanto Barueri no 7º lugar. Já Santana de Parnaíba e Taboão da Serra ficaram na 11ª e 51ª colocações, respectivamente. Osasco surge no 71º lugar.

Os três primeiros lugares no ranking geral são ocupados, em 2025, pelos municípios de Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ). Assim como na edição anterior, a região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas este ano, com seis municípios entre os dez mais bem colocados. 

Confira, abaixo, mais detalhes:

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Barueri subiu duas posições

A cidade conquistou o 7º lugar no ranking geral este ano, com 56,93 pontos, saltando duas colocações em relação a 2024, quando ficou na 9ª posição. Na Região Sudeste, Barueri aparece na 7ª colocação. Além disso, conquistou o 1º lugar no ranking de Cidades Inteligentes do Banco do Brasil.

No eixo Habitação e Planejamento Urbano, Barueri alcançou a 3ª colocação nacional. Segundo o portal do CSC 2025, são investidos, anualmente, em torno de 3,4% do orçamento municipal na atualização e manutenção da infraestrutura de águas pluviais. 

O município também se destaca por oferecer mais de 640 hectares de áreas verdes por 100 mil habitantes, além de contar com 32,6% de seu território composto por áreas permeáveis e pavimentos construídos com materiais porosos e drenantes.

Em Economia e Finanças, Barueri registrou desde a última edição do ranking um crescimento de 15% no número de empresas e uma elevação de 2% na oferta de empregos. Já em Educação, a localidade atingiu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 5,8 e possui mais de 380 dispositivos digitais de aprendizagem – computadores, laptops e tablets – por 1.000 estudantes. Além disso, 92% das escolas contam com acesso à internet banda larga, reforçando o compromisso da localidade com a inclusão digital.

ranking
No eixo Habitação e Planejamento Urbano, Barueri alcançou a 3ª colocação nacional (Divulgação/Secom Barueri)

Santana de Parnaíba: Educação

A cidade surge na 11ª colocação no ranking geral Connected Smart Cities 2025, subindo uma posição em comparação ao ano passado, ou seja, estava em 12º lugar. Na Região Sudeste ficou na 7ª posição.

No eixo Educação, Santana de Parnaíba ocupa o 1º lugar. Foram analisados oito indicadores, entre eles: Porcentagem da população feminina em idade escolar matriculada em escolas; Média de Alunos por Turma; Porcentagem das escolas com acesso à internet banda larga; além de Porcentagem de população em idade escolar matriculada em escolas.

ranking
Foram analisados oito indicadores em Educação (Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

São Paulo: Inovação e Empreendedorismo

A capital paulista está entre as cinco cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com o Ranking Geral CSC, ocupando a 4ª posição. Com o maior PIB do Brasil, São Paulo caiu de posição em relação à edição 2024 do ranking, quando ocupava o 3º lugar no cômputo geral.

Um dos destaques positivos deste ano foi a 2ª colocação no eixo Inovação e Empreendedorismo. A capital tem 5% da força de trabalho empregada em ocupações de tecnologia da informação e comunicação (TIC), mesma porcentagem destinada aos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento. A cidade registrou também crescimento de 15% no número de empresas da economia criativa, abrigando 765 startups.

São Paulo se destacou no campo da mobilidade. O município possui 778 km de infraestrutura cicloviária permanente – 743 km de ciclovias/ciclofaixas e 34,7 km de ciclorrotas -, além de milhares de vagas em bicicletários e paraciclos integrados ao transporte público, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A cidade também lidera em conectividade móvel, com cerca de 4 milhões de assinantes 5G (14% dos acessos do país) e 3.348 estações rádio base em operação na faixa de 3,5 GHz.

Atualmente, são cerca de 1.200 semáforos inteligentes em funcionamento, equipados com sensores e câmeras que ajustam os ciclos de acordo com o fluxo de veículos. O objetivo é chegar a 2.586 cruzamentos até 2026, o que representará 40% do total da cidade. A malha cicloviária de 778 km reforça esse protagonismo, integrando-se ao transporte público e estimulando modais sustentáveis.

Na infraestrutura urbana, 99% da população é atendida com coleta regular de resíduos sólidos domiciliares e 98,5% com coleta e afastamento de esgoto, sendo que 100% do esgoto recebe tratamento centralizado.

No eixo Economia e Finanças, São Paulo apresenta um PIB per capita de US$ 12.393,50 e registrou um crescimento de 2,9% no número de empregos formais entre 2024 e 2025. O município também teve um aumento de 15% no número de empresas e a renda média dos trabalhadores formais supera os R$ 5.500,00, segundo o levantamento do Ranking CSC.

Taboão da Serra: indicadores ISO/ABNT

Além das dez cidades mais bem posicionadas por região, por eixo temático e no geral, o levantamento CSC apresenta dez municípios destaques na nova edição do ranking, baseada em indicadores ISO/ABNT. Em comparação à edição anterior,
estas localidades apresentaram grande evidência, subindo muitas posições. Taboão da Serra estão entre estas cidades.

No ranking geral Connected Smart Cities 2025, o município ocupa a 51ª colocação.

ranking
Taboão foi destaque na edição 2025 do Ranking Connected Smart Cities 2025 (Divulgação/Prefeitura de Taboão da Serra)

Sobre o ranking

O Ranking Connected Smart Cities 2025 ampliou sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

O levantamento oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias.

Confira o ranking completo (clique aqui).

ranking
Osasco ficou na 71ª posição no ranking (Divulgação/PMO)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.