giro

Hospital Regional de Barueri será inaugurado ainda este ano

Logo Giro
Hospital Regional de Barueri abre as portas para os pacientes nesta segunda-feira (23) (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Confirmação foi dada pelo governador do Estado; hospital atenderá pacientes de Barueri e demais municípios da região

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentou nesta terça-feira (8) o novo modelo de gerenciamento para três hospitais paulistas: o Geral de Taipas, o Geral de Vila Penteado e o Regional Rota dos Bandeirantes, de Barueri, que será inaugurado ainda este ano, como promete o gestor estadual. Esse novo modelo será aplicado com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), organização social de saúde, contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que já implementa a expertise do setor privado para ampliar em até 900% o volume de atendimentos prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde em São Paulo.

Segundo o governador, o Estado “já está tendo ganhos em eficiência, logística, em suprimento de medicação e insumo médico. Quantas pessoas já estão saindo da fila e tendo suas demandas supridas. Vamos também abrir uma série de especialidades nas quais tínhamos dificuldade na contratação de profissionais, como neurologia, obstetrícia de alto risco e trauma em ortopedia.Com os três hospitais, vamos atender mais de 4 milhões de pessoas. Vamos conseguir, em São Paulo, entregar para o SUS um padrão de qualidade do Sírio-Libanês”, disse Tarcísio.

Hospital Regional de Barueri

O projeto do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes foi idealizado e executado em duas fases principais. Na primeira, iniciada em 2019, o prefeito Rubens Furlan e seu vice Beto Piteri custearam o terreno, o projeto executivo e a construção do prédio, tudo finalizado e entregue ao governo do estado em setembro de 2023. Já nesta segunda fase, o responsável por equipar o hospital e contratar uma organização social de saúde para sua gestão, como já fez, é o governo do Estado de São Paulo.

Com investimento de R$ 125 milhões do Governo de São Paulo, este hospital, localizado em Barueri, será uma unidade de referência para atendimento a uma população de 1,8 milhão de habitantes das cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Conforme o plano de trabalho do IRSSL, a unidade será inaugurada 100% paperless, ou seja, não utilizará papel em sua operação e terá projetos de saúde digital para a população. A previsão é que a nova unidade tenha 356 leitos, sendo 50 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e atendimento nas áreas de cardiologia, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia bariátrica, além de oncologia com quimioterapia e radioterapia.

Atualmente, a unidade está em fase de aquisição de equipamentos e contará com oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, Hospital-Dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas. As operações estão previstas para iniciar até o final deste ano de 2024.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail