Para estimular o interesse pela ciência, o Instituto Butantan realiza, a partir desta terça-feira, 7, mais uma edição do projeto Férias no Butantan, que oferecerá mais de 30 atividades para crianças e adultos. Este ano o Férias no Butantan acontecerá até 31 de janeiro.
A estreia da programação será com o Museu de Microbiologia, que, entre outras atividades, abrirá as portas do seu laboratório didático, onde o visitante (de todas as idades) poderá manipular 13 microscópios disponíveis e amostras com microrganismos para observar as bactérias que vivem no solo e nos iogurtes, fungos que vivem no ar e nos alimentos, além de protozoários coloridos que vivem na água.
Outro destaque da primeira semana será a edição especial da Trilha da Floresta, programada para as 9 horas de sábado (11). No passeio, os visitantes, acompanhados por educadores do Instituto Butantan, percorrem aproximadamente dois quilômetros no interior da Mata Atlântica preservada do Parque. A diversidade de insetos, plantas, microrganismos e animais é o tema da trilha.
Além do Museu de Microbiologia, que abre a programação no dia 7, os visitantes também poderão participar das atividades do Museu Histórico (entre os dias 14 e 19), das do Museu Biológico (entre 21 e 26) e do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que fica no Bom Retiro (de 27 a 31).
No próximo final de semana, por exemplo (18 e 19), o Museu da História do Butantan realizará a atividade Missão Terra Dura, em que as crianças são convidadas a participar de escavação arqueológica para investigar um pouco da história do instituto.
Além da programação do Férias no Butantan, os visitantes também poderão aproveitar o espaço do parque (de 80 hectares) para atividades ao ar livre. Outra atração disponível ao longo de todo o mês de janeiro será o macacário, que foi inaugurado no ano passado, tem 236 metros quadrados e abriga macacos rhesus criados em cativeiro (que não sobreviveriam na natureza). A colônia do Instituto Butantan é formada por descendentes de animais importados para pesquisas científicas na década de 1920.