Encontro organizado pela Comissão da Câmara será aberto à população. O objetivo é ouvir os moradores sobre a privatização da Sabesp
Ouvir a opinião da população de Carapicuíba sobre o projeto que prevê a privatização da Sabesp. Este é o principal objetivo da audiência pública organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal. O encontro acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 10h.
Segundo a assessoria da Câmara Municipal, o encontro será aberto para a participação de toda a população, que poderá fazer perguntas para esclarecer dúvidas. Para os interessados em participar, a Câmara fica na Travessa Virgínio Pasini, 63, Jardim São Pedro.
Privatização da Sabesp
Em agosto deste ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou após reunião com o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, passará por uma oferta pública de ações no modelo de follow-on, atraindo acionistas de referência e mantendo o Estado com participação minoritária na empresa.
Sabesp: modelo prevê a instalação de duas usinas de dessalinização de água em municípios do litoral paulista (Divulgação / Governo o Estado de SP)
“Os investimentos beneficiarão 10 milhões de pessoas em São Paulo, incluindo moradores de áreas rurais e de ocupações urbanas irregulares. Com isso, vamos antecipar a universalização do saneamento de 2033 para 2029, isto é, quatro anos antes da meta no Novo Marco do Saneamento, trabalhando na redução da tarifa e transformando a empresa em uma prestadora de serviços para toda a América Latina”, declarou na ocasião o governador Tarcísio.
Tarifa revisada da Sabesp
O novo modelo de gestão da Sabesp torna possível reduzir os custos operacionais da empresa e compartilhar o ganho de produtividade na forma de redução tarifária. O reequilíbrio financeiro se dará por meio dos ganhos de eficiência alcançados após a desestatização, considerando as regras tarifárias vigentes. Parte dos recursos obtidos com a venda de ações será destinada a garantir esse benefício já no primeiro dia após a desestatização, sem impactar o valor da companhia para os acionistas.
As prefeituras atendidas pela Sabesp também terão regras claras e transparentes especificadas em contrato para execução dos investimentos. A companhia irá direcionar prioritariamente a expansão dos serviços para áreas rurais ou de maior vulnerabilidade social.
Despoluição do Tietê
O plano de ação no novo modelo de mercado da Sabesp visa alcançar notáveis avanços na redução de perdas e fortalecer a resiliência hídrica em São Paulo. Além disso, também prevê recursos adicionais para modernizar a infraestrutura e viabilizar o IntegraTietê, programa que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do maior rio paulista.
O projeto prevê, por exemplo, utilizar tecnologia de última geração conhecida como “tratamento terciário,” que é capaz de remover poluentes específicos, como micronutrientes de nitrogênio e fósforo, e também agentes patogênicos, como bactérias e fungos. A iniciativa, de aplicação inédita na capital, vai proporcionar uma notável transformação ambiental e contribuir para a revitalização de importantes corredores hídricos em toda a Grande São Paulo.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.