giro

Previsto para ser entregue em outubro, obras do Calçadão de Osasco avançam

Estrutura terá instalação de câmeras de segurança, que estarão conectadas à Central de Monitoramento Integrado (COI) (Marcelo Deck/Prefeitura de Osasco) 

As obras de modernização do Calçadão de Osasco atingiram a marca de 40% de conclusão. Localizado na rua Antônio Agu, Centro do município, o local é conhecido por ser o segundo maior centro comercial da América Latina, perdendo apenas para a 25 de Março, na capital paulista. De acordo com a administração municipal, o novo calçadão está previsto para ser inaugurado em 31 de outubro de 2021.

Segundo a Prefeitura, até o momento, foram realizadas a instalação de estruturas metálicas que irão permitir a entrada de luz natural, e intervenções de ampliação do sistema de drenagem, que neste momento seguem na rua João Batista, próximo à estação Osasco da CPTM. Essa ampliação dará capacidade de drenagem das águas das chuvas em mais de 40%, diminuindo as enchentes na região central.

Além disso, durante vistoria na última quarta-feira (23), o prefeito Rogério Lins (Podemos) reviu o projeto com os representantes da Vigent Construções Ltda, empresa que executa a obra. Um dos assuntos abordados foi a implantação de wi-fi gratuito e a instalação de câmeras de segurança nas estruturas tubulares do Calçadão e seu entorno, que serão conectadas à Central de Monitoramento Integrado (COI).

A construção teve início em outubro de 2020 e tem orçamento de R$ 28.514.472,97. O empreendimento é assinado pelas arquitetas Letícia Juliana Pazian e Marina Vasarini Lopes, de São Caetano do Sul, escolhidas por meio de concurso. Segundo Lins, com a reformulação do espaço, o município deve gerar mais de quatro mil empregos.