Limpeza de bueiros, córregos e canalizações estão entre as intervenções anunciadas para diminuir as enchentes
Para preparar a cidade para a temporada de chuvas do fim do ano, as prefeituras das 12 cidades que compõem um consórcio da região oeste da Grande São Paulo iniciaram ações de combate às enchentes. Entre as intervenções estão limpeza de bueiros e córregos, canalizações, entre outras ações.
Itapevi está promovendo a “Operação Verão”. A ação visa fazer a manutenção dos rios e afluentes nas regiões mais afetadas por temporais, desassoreamento dos piscinões, rios, córregos e seus respectivos afluentes. Os cronogramas de limpeza seguem até dezembro.
LEIA TAMBÉM: Enchentes: Osasco planeja novas obras para canalização de córrego
“Durante esse trabalho, que prossegue até o fim do verão de 2024, são retiradas areia, sujeira, lixo, entulho e objetos depositados na calha desses locais. A prática indevida obstrui o escoamento das águas e proporciona o transbordamento, o que gera a inundação em alguns pontos do município”, ressaltou a Prefeitura.
Além da operação, a Prefeitura tem investido R$ 34 milhões na canalização do Vale do Sol para encerrar as enchentes na região central da cidade e nos Jardins Rainha e Vale do Sol. De acordo com a gestão municipal, a inundação provocada pelas cheias ocorre na temporada de chuva, devido à impermeabilização do solo no entorno do córrego por uma ocupação urbana desordenada.
Enchentes: Osasco canaliza córregos
Já a cidade de Osasco, além das ações de limpeza, realiza a obra de canalização de um córrego na zona Norte. A intervenção vai ajudar a minimizar os alagamentos em bairros como Canaã, Aliança e Rochdale.
“Iniciamos uma obra que vai acabar com o sofrimento de 30 anos dos moradores do Helena Maria. Trecho 1 é a canalização próxima ao Novo Velório da zona norte, trecho 2 é a canalização próxima a Capelinha, atrás do Extra e o trecho 3 é a canalização do trecho final Aliança/Rochdalle. Com essas intervenções, vamos ter mais infraestrutura e qualidade de vida para nossa população”, disse o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos).
Parnaíba faz desassoreamento do córrego para acabar com enchentes
Já a cidade de Santana de Parnaíba iniciou as ações de prevenção da campanha “Chuvas de Verão”. As Secretarias de Serviços Municipais e Operações Urbanas de Santana de Parnaíba intensificaram os trabalhos de limpeza dos córregos e galerias pela cidade.
As equipes trabalharam no desassoreamento do córrego localizado na avenida Tenente Marques, próximo ao colégio Imídeo e ao terminal rodoviário da região. Além dos trabalhos de limpeza, a operação ainda prevê a realização de ações de conscientização, com o objetivo de minimizar os impactos que podem ser realizados pelas chuvas, evitando qualquer possibilidade de incidente.
Piscinão no Jardim Silveira vai acabar com enchentes
Em recente entrevista ao Jornal GIRO, o prefeito Rubens Furlan destacou que após a conclusão das obras do piscinão, que segue em andamento ao lado do Complexo Esportivo, e devem ser concluídas em 2024, será construído um campo com gramado sintético, arquibancada coberta e toda estrutura necessária para abrigar os atletas e partidas.
As obras estão previstas para serem concluídas em 2024. Após sua conclusão, será edificado o estádio com um novo campo de gramado sintético padrão Fifa, arquibancada coberta e toda estrutura de vestiário para atletas e arbitragem.
“Para completar o sistema do Complexo Esportivo nesta região, nós ainda faremos a entrega de um campo de futebol que será construído após a conclusão do piscinão, que é uma importante obra de combate às enchentes com capacidade para reter um volume total de 350 milhões de litros de água”, destacou o prefeito.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.